Como um livro na base da sorte gerou a letra de “Chop Suey!”, do System of a Down

Por conta de um bloqueio criativo, o vocalista Serj Tankian contou com a ajuda do universo para finalizar a composição

Composta pelo guitarrista Daron Malakian e pelo vocalista Serj Tankian, “Chop Suey!” se tornou uma das músicas mais populares do metal e o grande trunfo do System of a Down. O primeiro single do álbum “Toxicity” (2001) carrega uma letra cheia de simbolismos, mesmo em alguns trechos desconexos. 

Em entrevista de 2020 a Zane Lowe (via Ultimate Guitar), Tankian comentou os bastidores da composição do hit. 

“Lembro que enquanto estava escrevendo a letra, Daron tinha feito algumas letras para a música no refrão e outras partes, mas eu estava escrevendo a maior parte do verso e todo o resto da letra. Em certo ponto, estávamos no estúdio e lembro que estava travado na estrofe do meio, com o breakdown. Rick [Rubin, produtor] disse: ‘vamos fazer uma pausa, vamos lá em casa almoçar’.”

- Advertisement -

Com o bloqueio criativo do frontman, Rubin sugeriu preencher as lacunas na base da sorte. Ao encontrar o trecho de um livro, Tankian entendeu que o universo finalizou a composição.

“Fomos até a casa dele, ele tinha uma bela biblioteca. Ele disse: ‘pegue um livro, apenas use sua intuição e escolha um livro’. Peguei um livro e abri em uma página aleatória, parei o dedo em um ponto e lá estava o trecho – ‘father into your hands I commend my spirit’ [‘pai em suas mãos entrego meu espírito’].

De repente se tornou uma coisa de Jesus e eu fiquei tipo: ‘Oh meu deus!’. O ‘self-righteous suicide’ [suicídio hipócrita] simplesmente surgiu! Oh meu Deus, o universo literalmente escreveu essa letra!’ É lindo.”

O significado de “Chop Suey!”

Assim como uma série de composições densas e profundas, “Chop Suey!” apresenta mais de um significado. O mais comentado trata-se de uma alegoria ao vício em drogas, mas Daron Malakian (via Louder) vê a canção como uma reflexão sobre julgamento e morte. 

“Me ocorreu como julgamos as pessoas, mesmo na morte. Se alguém morresse em um acidente de carro, você diria: ‘ah, coitadinho’. Mas se essa pessoa morresse em um acidente de carro enquanto estava bêbada, isso mudaria toda a sua percepção de como a pessoa morreu, julgando sua morte de uma maneira diferente. Por alguma razão, esse pensamento era estranho para mim. Eu provavelmente estava fumando maconha ou algo assim…”

Leia também:  Por que o Evanescence foi “contracultura” em “Fallen”, segundo Amy Lee

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo um livro na base da sorte gerou a letra de “Chop...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades