Em 1993, o Stone Temple Pilots colhia os frutos do sucesso do seu álbum de estreia, “Core”, lançado no ano anterior. O trabalho chegou ao 3º lugar na Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos. Com o tempo, ultrapassou a marca de 8 milhões de cópias vendidas, sendo até hoje o disco mais bem-sucedido da carreira do grupo.
A ascensão meteórica chamou a atenção de Gene Simmons, que estava angariando artistas para um álbum em tributo ao Kiss. Porém, a Atlantic Records, gravadora dos então novatos, não aceitou cedê-los à rival Mercury Records – absorvida pelo Universal Music Group em 1998.
A atitude enfureceu os músicos, que resolveram externar o descontentamento. Com isso, os shows da banda em Nova York, no Roseland Ballroom, dias 3 e 4 de agosto de 1993 foram usados para um protesto. Na segunda noite, o STP subiu ao palco maquiado como os membros originais do Kiss.
O vocalista Scott Weiland incorporou o Starchild (Paul Stanley); com o guitarrista Dean DeLeo assumindo a persona do Spaceman (Ace Frehley); o baixista Robert DeLeo se tornando o Demon (Gene Simmons); e o baterista Eric Kretz pintado o rosto como o Catman (Peter Criss).
De acordo com os músicos, recordando o momento anos mais tarde, o próprio Ace Frehley ajudou a manter os desenhos o mais fiel possíveis aos originais.
Apesar da homenagem visual, nenhuma música do Kiss foi executada pelo quarteto. 10 das 12 faixas do seu debut foram tocadas – apenas a vinheta “Wet My Bed” e a curta instrumental “No Memory” ficaram de fora do repertório.
Eis o setlist de ambas as noites, que também contaram com shows do The Flaming Lips e Butthole Surfers na excursão denominada “Bar-B-Q Mitzvah Tour”:
- Plush
- Sex Type Thing
- Wicked Garden
- Sin
- Dead & Bloated
- Crackerman
- Where the River Goes
- Creep
- Naked Sunday
- Piece of Pie
Vídeos da segunda apresentação podem ser conferidos abaixo.
Sobre “Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved”
“Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved” saiu em 21 de junho de 1994. O álbum chegou ao 19º lugar na Billboard 200, arrematando disco de ouro nos Estados Unidos. O tracklist contou com as seguintes faixas e artistas:
- Deuce (Lenny Kravitz feat. Stevie Wonder)
- Hard Luck Woman (Garth Brooks)
- She (Anthrax)
- Christine Sixteen (Gin Blossoms)
- Rock and Roll All Nite (Toad the Wet Sprocket)
- Calling Dr. Love (Shandi’s Addiction)
- Goin’ Blind (Dinosaur Jr.)
- Strutter (Extreme)
- Plaster Caster (The Lemonheads)
- Detroit Rock City (The Mighty Might Bosstones)
- Black Diamond (Yoshiki)
Edições especiais ainda saíram com uma versão em alemão de “Unholy”, feita pela banda Die Ärzte.
O Kiss realizou uma turnê promovendo o tributo. Ela trouxe a banda ao Brasil pela segunda vez em sua história, como atração principal da primeira edição nacional do Monsters of Rock. Slayer, Black Sabbath, Suicidal Tendencies, Raimundos, Angra, Viper e Dr. Sin completaram o lineup que se apresentou dia 27 de agosto de 1994 no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
O show foi incluído quase na íntegra no terceiro volume da série retrospectiva em vídeo “Kissology”, disponibilizado em 2007. A compilação cobria o período entre 1992 e 2000 na história da banda.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.