Morreu aos 81 anos o cantor Sixto Diaz Rodriguez. Natural de Detroit, Estados Unidos e filho de imigrantes mexicanos, ele lançou dois álbuns nos anos 1970 – “Cold Fact” (1970) e “Coming from Reality” (1971) – que não tiveram êxito local. Porém, as obras fizeram grande sucesso na África do Sul, onde a gravadora as lançou para tentar amenizar o prejuízo investido na gravação e divulgação.
O próprio artista não soube disso à época, abandonando os palcos e trabalhando em uma série de empregos convencionais. A situação mudou no final dos anos 1990, com o advento da internet, fãs começaram a se mobilizar para celebrar sua obra.
Inicialmente, pensavam até mesmo que Sixto havia morrido. Até que uma de suas filhas tomou conhecimento e esclareceu a realidade dos fatos.
Assim, Rodriguez passou a fazer turnês lotadas pelo país, reabilitando não apenas a carreira, como a própria vida. A história se tornou o documentário “Procurando Sugar Man”, que ganhou o Oscar em 2012.
Diz a nota emitida em seu site oficial:
“É com grande tristeza que nós do Sugarman.org anunciamos que Sixto Diaz Rodriguez faleceu hoje cedo (terça-feira). Estendemos nossas mais sinceras condolências a suas filhas – Sandra, Eva e Regan – e a toda sua família.”
Adepto do folk rock, Sixto cantava sobre a opressão aos pobres e à classe trabalhadora. A mensagem ressoou junto ao povo preto sul-africano em um período onde o Apartheid era lei.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.