Se você é fã de filmes como “Fuga de Nova York”, “Halloween – A Noite do Terror”, “O Enigma de Outro Mundo” e “Eles Vivem”, tem que agradecer a John Carpenter, o responsável pela direção deste longas. O cineasta ficou conhecido por sua associação com os gêneros de horror, ação e ficção científica. Seus trabalhos são tão apreciados que até mesmo um colega igualmente renomado declarou ser seu fã: Martin Scorsese.
Há pouco tempo, ressurgiu na internet uma avaliação feita por Scorsese de “Eles Vivem”. Nela, o diretor cobriu o filme feito pelo colega com diversos elogios. Primeiro, o associou tanto com o período de seu lançamento (1988) com outra época marcante da história americana.
“Este filme é um comentário do Carpenter do que ele via como um excesso da era Reagan (Ronald Reagan era o presidente dos Estados Unidos na época), e o filme compartilha muitas qualidades com produções feitas durante a (Grande) Depressão.”
Em seguida, Scorsese compartilhou mais alguns dos seus sentimentos com o longa.
“É lírico e duro ao mesmo tempo, com um grande senso de comunidade entre as pessoas desabrigadas que vivem em casas improvisadas nos subúrbios de Los Angeles, e seu humor é incomumente triste e amargo.”
Na mesma avaliação, Scorsese também elogiou bastante o próprio John Carpenter, chamado o colega de “artesão”.
“John Carpenter é um cineasta que não tem vergonha de permanecer com os gêneros que ama (horror e ficção científica) e que pratica sua arte como um mestre artesão. Seus filmes sempre tem uma ótima qualidade como se fossem feitos à mão.”
Além de “Eles Vivem”, Scorsese ainda elogiou vários outros filmes do colega, como “Assalto à 13ª DP”, “Halloween”, “O Enigma de Outro Mundo” e “A Bruma Assassina”.
Sobre Martin Scorsese
Martin Scorsese iniciou sua carreira em 1962 e viu seu nome ficar em alta em Hollywood graças ao clássico “Taxi Driver”, estrelado por Robert De Niro – um de seus colaboradores mais famosos. Outros trabalhos de renome do cineasta incluem: “Touro Indomável”, “O Rei da Comédia”, “Os Bons Companheiros”, “Gangues de Nova York”, “O Aviador”, “Os Infiltrados” e “O Lobo de Wall Street”.
Cinco dos filmes dirigidos por Scorsese foram escolhidos para preservação pela Livraria do Congresso dos Estados Unidos por conta de sua relevância. O diretor também dirigiu episódios de algumas séries de TV, como “Boardwalk Empire” e “Vinyl”.
Ao longo da carreira, Martin Scorsese ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Oscar (de Melhor Diretor por “Os Infiltrados”), Globo de Ouro (de Melhor Filme por “Gangues de Nova York”, “Os Infiltrados” e “A Invenção de Hugo Cabret”) e a Palma de Ouro do Festival de Cannes (por “Taxi Driver”).
Sobre John Carpenter
John Carpenter começou sua carreira em 1969 e não demorou muito para ter seu nome associado aos gêneros mencionados anteriormente. Além dos longas já citados ao longo do texto, o cineasta também dirigiu filmes como “Christine, o Carro Assassino”, “Starman – O Homem das Estrelas”, “A Cidade dos Amaldiçoados” e “Fuga de Los Angeles”.
Carpenter também ficou conhecido por compor a trilha sonora dos seus próprios filmes. Seus trabalhos influenciaram diversos cineastas de renome, como James Cameron, Quentin Tarantino, Guillermo del Toro, Danny Boyle, Bong Joon-ho e James Gunn.
O cineasta está semiaposentado e seu filme mais recente é “Aterrorizada”, lançado em 2010.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.