Kurt Cobain era um ávido e eclético consumidor de discos, como sua lista de 50 preferidos deixou clara. Mas o líder do Nirvana era um grande apreciador do cinema também.
Em entrevista promocional enviada às rádios americanas no ano de 1992 (transcrita pelo site Far Out Magazine), o vocalista e guitarrista foi convidado a escolher seus filmes preferidos. Os 10 citados estão listados abaixo.
Os filmes favoritos de Kurt Cobain
- “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” (Steven Spielberg, 1977)
- “Don’t Look Back” (D. A. Pennebaker, 1967)
- “Eraserhead” (David Lynch, 1977)
- “Mistérios e Paixões” (David Cronenberg, 1991)
- “A Um Passo do Abismo” (Jonathan Kaplan, 1979)
- “Paris, Texas” (Wim Wenders, 1984)
- “Pink Flamingos” (John Waters, 1972)
- “Janela Indiscreta” (Alfred Hitchcock, 1954)
- “Cães de Aluguel” (Quentin Tarantino, 1992)
- “This is Spinal Tap” (Rob Reiner, 1984)
Ligação com “The Batman”
Em 2022, o nome de Kurt Cobain voltou a ser associado à sétima arte por conta das referências no filme “The Batman”. A música “Something in the Way”, do álbum “Nevermind”, não apareceu logo no primeiro trailer à toa, como explicou o diretor Matt Reeves ao Empire.
“Quando escrevo, ouço música. E enquanto escrevia o primeiro ato, coloquei ‘Something in the Way’ do Nirvana. Foi quando me veio a ideia: em vez de fazer de Bruce Wayne o playboy que vimos antes, há outra versão onde ele passa por uma grande tragédia e se torna recluso. Comecei a fazer essa conexão com ‘Últimos Dias’ (2005), de Gus Van Sant, e a ideia dessa versão ficcional de Kurt Cobain neste tipo de mansão decadente.”
Mesmo um dos vilões da trama, o Charada, absorveu a influência, como revelou o ator Paul Dano ao NME, citando a mesma música.
“A melodia, a letra, o refrão, tudo em ‘Somehitng in the Way’ se tornou muito importante para mim. O Nirvana moldou o Charada com sua vida cruel e isolada, tal qual o homem da música.”
Sobre Kurt Cobain
Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, Washington, no dia 20 de fevereiro de 1967. Ficou conhecido mundialmente pelo sucesso meteórico com o Nirvana, banda mais popular do movimento grunge.
Cobain iniciou trajetória na cena musical de Seattle por meio do amigo de colegial Buzz Osbourne, vocalista e guitarrista do Melvins. Aos 18 anos formou a primeira banda da carreira, Fecal Matter que ficou ativa por um curto período.
Em 1987, ao lado de Krist Novoselic, formou o Nirvana. Nos primeiros anos de atividade, o projeto atingiu amplo reconhecimento na região de Seattle com sua sonoridade bastante apoiada pelo punk rock.
A consagração mundial veio com o seu segundo álbum, “Nevermind” (1991), que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos. O material apresentou hits como “Smells Like Teen Spirit”, “In Bloom”, “Come As You Are” e “Lithium”.
Em paralelo ao sucesso do Nirvana, Cobain enfrentou a depressão e a dependência química. Os problemas foram amplamente explorados pela mídia, assim como o relacionamento problemático com Courtney Love. Em constante conflito com a fama e o vício, Kurt cometeu suicídio no dia 5 de abril de 1994, aos 27 anos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.