Desde seu surgimento, o Greta Van Fleet é comparado ao Led Zeppelin. Seja pela sonoridade similar ou pelos vocais de Josh Kiszka — que remetem aos de Robert Plant —, a jovem banda recebeu a fama de “cópia do Zeppelin”.
De fato, há influência dos veteranos no trabalho do quarteto. O guitarrista Jake Kiszka, por exemplo, confessou à Rolling Stone que estudou toda a obra de Jimmy Page para usá-lo como referência. Em outra ocasião, admitiu que o Zeppelin era uma das bases do grupo, junto de outros nomes.
A questão é que o Greta Van Fleet está cansado de receber perguntas a respeito. Em recente conversa com a Guitar Player, Jake enfatizou que a gama de inspirações do grupo vai além de Plant, Page e companhia. Antes mesmo de ouvir o grupo clássico na adolescência, os músicos já tinham outros ídolos musicais.
“Nossas inspirações são bem amplas. As nossas influências musicais e a profundidade com que isso aparece no grupo é gigante. Não há muito tipo de música que a gente não goste. Crescemos com música raiz. Quanto ao Led Zeppelin, não ouvíamos rock enquanto crescíamos. Isso aconteceu na época do ensino médio.”
Em seguida, o instrumentista citou alguns exemplos de artistas presentes na vida do quarteto (composto por três irmãos e por seu amigo de longa data) já na infância — indo de Bob Dylan a Beethoven.
“Estou falando das origens dos gêneros que hoje consideramos como folk, como Woody Guthrie e Bob Dylan. Tínhamos discos de Alan Lomax. Era música de raiz do sul dos Estados Unidos e de Blue Hills – música bluegrass, com banjo. Ouvimos todos os tipos de coisas, até mesmo música clássica como Frédéric Chopin e Mussorgsky, Bach e Beethoven. Ouvimos música peruana enquanto crescíamos.”
Led Zeppelin e Greta Van Fleet
O Greta Van Fleet vai muito além da inspiração no Led Zeppelin, como os próprios ressaltam. Durante bate-papo com a Rolling Stone em 2018, o vocalista Josh Kiszka confirmou a versão do irmão de que não conhecia o som dos veteranos até o ensino médio. O baixista/tecladista Sam Kiszka também destacou que suas primeiras influências não envolviam a banda, mas sim, B.B. King, Albert King, Freddie King e Buddy Guy.
Poucos meses depois, à FaceCulture, Jake Kiszka afirmou que o Zeppelin não exerceu grande poder no trabalho do jovem quarteto. Ainda assim, segundo o guitarrista, dá para notar as semelhanças entre ambos os grupos.
“Não acho tenhamos percebido antes, em muitos sentidos, as semelhanças que compartilhamos com o Led Zeppelin. É uma das maiores bandas da história, então, isso é inspirador e honrável. Mas acho que ficamos mais ligados nas semelhanças, porque foi dito e nós precisamos de algum tempo para identificar. Mesmo que não tenha sido uma grande influência para nós, ainda é influente e dá para perceber isso. Mas, no geral, isso não afeta nosso processo de composição.”
O novo álbum “Starcatcher”
“Starcatcher”, novo álbum do Greta Van Fleet, saiu no último dia 21 de julho. O disco chegou ao 8º lugar nas paradas dos Estados Unidos e Reino Unido. Ainda ficou em 2º na Alemanha e Suíça, 3º na Bélgica e 6º na Áustria. Produzido por Dave Cobb, o registro tem a proposta de apresentar histórias e personagens ligados ao cosmos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Kkkkkk…quem manda ser uma banda genérica do Led???
os nutellas estão certos:
Led Zepp tem que parar de imita-los
Greta Von Zeppelin.
Se fosse so o som ok
Mas os caras copiam ate as capas dos discos nos clipes, se vestem iguais e nao quer que ninguem faça comparação??? Ah vah…
Nem conhecia essa banda.
Num momento em que não há tantas coisas boas ATUAIS no mundo do rock, surgir um Greta Van Fleet, meninos que se inspiraram no rock raiz, no Led Zeppelin, no Blues, na música clássica… Só isso já faz deles um grande grupo. Não entendo, eles serem criticados por isso.
Não é inspiração, mas uma cópia mal feita e descarada do Led Zeppelin.
O problema é que eles realmente são muito parecidos com o Led, e não é só na música. A arte das capas, as roupas, os instrumentos, até mesmo a maneira como o vocalista gesticula ao cantar… tudo lembra o Led. A ponto de você dizer que não é só inspiração, é um tipo de cópia mesmo. Tudo bem que os caras têm o som deles, mas a comparação é completamente inevitável.