O preconceito que impediu o System of a Down de assinar com gravadora antes

Mesmo com forte sucesso local, banda não conseguia oportunidade para lançar um álbum por conta de receio específico de executivos

O System of a Down se tornou uma das maiores bandas de metal das últimas três décadas. Porém, eles precisaram transcender várias barreiras da indústria musical para lançar seu álbum de estreia. A maior delas foi o preconceito com sua herança armênia.

Uma reportagem da Metal Hammer sobre o disco inaugural, lançado em 1998, traz uma citação do guitarrista Daron Malakian sobre o tema. O músico discutiu o período entre a formação do SOAD e o primeiro disco, apontando como eles eram sujeitos a um tratamento diferente das gravadoras:

- Advertisement -

“Aqueles dois ou três anos estávamos enchendo casas noturnas e tínhamos um hype enorme em Los Angeles, mas ninguém queria assinar a gente por sermos armênios, e a gente ouviu isso em pessoa. Eles diziam: ‘Sim, tem uma comunidade armênia grande em LA, mas quem vai entender vocês no Texas? Quem vai entender vocês nesses lugares que nem sabem o que um armênio é?’.”

Isso, claro, causava incômodo nos membros do grupo, completo por Serj Tankian (voz), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria) – tendo Andy Khachaturian na função deste último nos anos iniciais.

“Era doido porque nunca consideramos que ser armênio fosse uma parte tão grande da nossa música, era apenas o que nós éramos. Era tipo, ‘Sabe, somos apenas uma banda. Armênios? Brancos? Negros? Quem liga? É música e somos uma banda’. Mas sob um ponto de vista de marketing, não funcionava pra muita gente.”

System of a Down e a influênica armênia

Mesmo após o System of a Down atingir o sucesso com o álbum homônimo, lançado em 1998, o trabalho deles ainda assim era sujeito ao mesmo tipo de conversa. Só que ao avesso: a identidade armênia deles agora era um atrativo, algo rejeitado pelo vocalista Serj Tankian. Ele comentou na época:

“Como uma banda, eu não diria que estamos baseados na comunidade armênia. Temos orgulho de nossa herança cultural e é definitivamente uma influência que não negamos em termos da nossa música e nossas posições e pensamentos. Mas não é algo específico que estamos tentando envolver na música e falar: ‘Olhem para nós, somos armênios, isso é o que estamos fazendo com nossa música armênia’. Não é algo que estamos tentando apontar, porque não queremos usar isso de maneira alguma como um truque promocional. Somos uma banda de rock e acontece que somos armênios.”

Para além da inspiração cultural presente na música em si, o System of a Down sempre foi uma banda com consciência política presente. Isso ajudou a trazer conscientização mundial para questões desde o genocídio armênio nas mãos da Turquia até os efeitos das campanhas militares dos Estados Unidos no Oriente Médio – e como isso acabou influenciando uma geração de terroristas.

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO preconceito que impediu o System of a Down de assinar com...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades