Morreu o artista Billy White Jr, creditado como o responsável por desenhar a cruz que aparece na capa do álbum de estreia do Guns N’ Roses, “Appetite for Destruction” (1987). Sua idade não era conhecida.
A informação foi confirmada pelo guitarrista Slash, em uma publicação no Instagram. Ao compartilhar uma foto do artista, ele declarou:
“Descanse em paz, Billy White Jr, designer do logotipo de cruz do GN’R e amigo de longa data da banda. Você fará falta.”
Na seção de comentários, o baixista Duff McKagan lamentou:
“Ah… m#rda!”
White Jr era estudante de arte em Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos, quando se tornou amigo dos integrantes do Guns N’ Roses. Na época, a banda começava a conquistar destaque local, na cena da Sunset Strip.
O convite para desenhar a arte que ficaria mundialmente famosa veio quando, na verdade, o vocalista Axl Rose procurava uma inspiração para uma tatuagem. Em entrevista de 2016 ao MyGNRForum (via Ultimate Classic Rock), ele afirmou:
“Um dia Axl ligou e perguntou se eu poderia fazer uma tatuagem para ele, depois que ele viu um desenho que fiz na parede do meu primo. Eu disse que sim e conversamos.”
Rose, então, trouxe a ideia inicial. A partir daí, o artista desenvolveu o trabalho.
“A cruz e as caveiras que pareciam os integrantes da banda foram ideia do Axl, o resto fui eu. O trabalho com nós na cruz era uma referência ao Thin Lizzy, uma banda que Axl e eu adorávamos.”
A polêmica com a capa
A ideia era mesmo que a cruz se transformasse em uma tatuagem, já que a capa do álbum “Appetite for Destruction” seria uma controversa pintura do artista underground Robert Williams, de mesmo nome que o disco. Porém, como esperado, a imagem original enfrentou resistência.
O Parents Music Resource Center (PMRC), comandado por Tipper Gore, fez lobby contra a venda do disco não apenas por seu conteúdo musical, como também pela capa. Alguns varejistas pediram à gravadora da banda, Geffen Records, para cobrir a arte em papel pardo.
O Guns cedeu e mudou a capa para a pintura de Billy White Jr. É a arte que a maior parte do público conhece quando se fala do disco. O autor relembra:
“Axl ligou de novo e disse que meu projeto estaria na capa de tudo, porque a pintura de Williams foi rejeitada. Por mim, tudo bem!”
Até hoje, a arte em cruz é utilizada em produtos de merchandising, pôsteres e representações em telão nos shows do Guns N’ Roses. Além, é claro, de inspirar milhares de tatuagens pelo mundo afora.
Guns N’ Roses e “Appetite for Destruction”
Lançado em 21 de julho de 1987, “Appetite for Destruction” teve seu estouro comercial apenas um ano após o lançamento, com a popularização do single “Sweet Child O’ Mine”. Só então chegou ao topo da parada Billboard 200.
Até hoje, vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. Ganhou disco de platina no Brasil – premiação rara para um álbum internacional no país.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.