...

Quando Gene Simmons deu aula de baixo para Geddy Lee

Integrante do Rush tocava puramente de ouvido quando sua banda foi convidada a abrir turnê do Kiss nos anos 1970

A história do rock é cheia de casos curiosos de músicos famosos que passam conhecimento para outros antes da fama. Como não havia internet ou meios de trocar informação facilmente, a comunidade musical dependia desse encontros fortuitos.

Em entrevista ao Ultimate Guitar, Gene Simmons contou sobre uma experiência envolvendo Geddy Lee. O homem com a maior língua do rock dizia anteriormente no bate-papo sobre músicos que aprenderam a tocar puramente de ouvido. Então, resolveu usar uma história de quando o Rush abriu uma turnê do Kiss, na década de 1970.

“Uma noite a gente tava no hotel ou nos bastidores em algum lugar. Geddy e eu estávamos sentados, trocando licks, e eu disse: ‘Você quer fazer uma escala de blues? Você vai primeiro e depois eu continuo a sequência de acordes’. E ele disse: ‘Eu não sei o que você quer dizer’. Pelo menos de acordo com a minha lembrança, Geddy não entendia o que uma escala de blues era ou o que ‘1, 4, 5’ significava. Vale ressaltar que quando você fala ‘1,4,5’ para um músico, isso significa algo, é a relação entre notas e acordes. Então eu falo: ‘Ok, então, você toca um sol, seja oitava ou mais grave’. E ele fala, ‘Qual é essa nota?’. Geddy tocava puramente de ouvido. Agora, é claro que depois ele aprendeu quais as notas eram e coisa assim.”

- Advertisement -

Simmons mesmo reconhece na entrevista que não sabe ler ou escrever partituras, se valendo de um conhecimento rudimentar de tablatura. Ele então descreveu como ensina pessoas a tocar baixo:

“A primeira coisa que ensino a todos é esquecer como as cordas são chamadas, e como as notas são chamadas. A primeira corda é ‘um’, a segunda é ‘dois’, ‘três’ e ‘quatro’. E você me dá combinações de números, serão ‘três’ e ‘um’, e ‘um’ e ‘quatro’, indo por aí. Aí eu falo: ‘ok, aqui está a contagem, boom boom’. Todo mundo então começa a tocar essas três notas que chamaram. Então é algo musical, eles não precisam saber o nome das notas.”

Gene Simmons e a teoria musical

Ainda durante a entrevista, Gene Simmons aproveitou para citar vários outros músicos que não sabiam escrever ou ler partituras, como é o caso de Jimi Hendrix, Paul McCartney e Buddy Rich. O integrante do Kiss também usou o exemplo de como ausência de conhecimento teórico leva a inovação na forma de The Edge, do U2:

“A razão pela qual você ouvia o ‘jingle jangle jingle jangle’, que se tornou o estilo sonoro de guitarra do U2, é que quando The Edge começou a tocar guitarra numa banda, ele não conseguia tocar acordes. Ele só tocava novas variadas, então tudo é aberto. Música é um negócio interessante. Não precisa entrar em complexidades, é só começar.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Gene Simmons deu aula de baixo para Geddy Lee
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades