Desde o início da saga de Bill e Ted, os protagonistas tinham um sonho em mente: a participação de Eddie Van Halen. Se o guitarrista já era avesso aos holofotes no ambiente musical, imaginem em se tratando de cinema. Por conta disso, recusou qualquer aproximação.
Quando veio a ideia do terceiro filme, uma nova tentativa foi feita. Em entrevista ao Paltrocast (transcrita pelo Blabbermouth), o ator Alex Winter contou que a resposta da lenda do rock foi diferente.
“Tínhamos toda uma sequência escrita para Eddie, que acabou sendo feita por Dave Grohl. Fomos até ele e pedimos: ‘Você poderia, por favor, aparecer no terceiro filme?’. Sua resposta foi ‘Quer saber? Vocês me pediram tanto que dessa vez eu até faria’.”
Porém, houve uma questão impossível de superar: a saúde de Eddie. As filmagens foram feitas em 2019 e o músico já estava em situação delicada por conta do câncer que o mataria no ano seguinte.
“Ele nos falou ‘Não estou bem e não posso fazer isso. Mas realmente aprecio esses filmes. Todos nós os amamos. E se eu não estivesse doente, com certeza iria até Nova Orleans e filmaria com vocês.’ Por conta de tudo que aconteceu depois, ficou aquela sensação agridoce. De qualquer modo, não foi por falta de tentativa.”
Sobre “Bill & Ted: Encare a Música”
Lançado no segundo semestre de 2020, “Bill & Ted: Encare a Música” foi disponibilizado em serviços on demand, com poucas exibições em cinemas por conta da pandemia de Covid-19. O faturamento ficou na casa dos US$ 6,3 milhões, muito abaixo do orçamento de US$ 25 milhões.
No novo capítulo da aventura que teve início no final dos anos 80, Bill (Alex Winter) e Ted (Keanu Reeves) agora são adultos e pais de duas jovens, Billie (Brigette Lundy-Paine), filha de Ted, e Thea (Samara Weaving), filha de Bill. Enquanto lidam com a frustração de não terem criado a melhor música de todos os tempos, eles têm a ideia genial de viajar para o futuro, para quando já a tiverem e roubá-la de si mesmos.
Sobre Eddie Van Halen
Nascido em 26 de janeiro de 1955, em Amsterdã, nos Países Baixos, Eddie Van Halen veio de família musical, visto que seu pai tocava piano, clarinete e saxofone. Mudou-se para os Estados Unidos em 1962.
Na década seguinte, formou com seu irmão, o baterista Alex Van Halen, a banda que carregava o sobrenome de ambos. A formação clássica também incluía David Lee Roth nos vocais e Michael Anthony no baixo.
Eddie chamou a atenção com seu estilo de guitarra inovador, introduzindo novas formas não apenas de tocar, como também de configurar e utilizar equipamentos. Além de grande curioso pela parte eletrônica, era também pianista, o que influenciou sua abordagem no instrumento.
Em 1978, o Van Halen assinou um contrato de gravação com a Warner e lançou seu álbum de estreia homônimo, que não demorou a se tornar um sucesso. A partir daí, uma trajetória de sucesso foi consolidada, seja com Roth ou com seu substituto nos vocais, Sammy Hagar.
Além de seu trabalho com o grupo que carrega seu sobrenome, Eddie Van Halen colaborou com outros artistas renomados, como Michael Jackson, Brian May (projeto Star Fleet), Gene Simmons (Kiss), Black Sabbath, Roger Waters, entre outros.
Faleceu em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Em seus últimos anos, apesar da reclusão e ausência dos palcos, planejou fazer uma turnê final com todos os músicos que haviam passado pelo Van Halen.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.