Se você conhece as carreiras e opiniões de Ted Nugent e Patti Smith, sabe que elas são inversamente proporcionais em praticamente todos os aspectos. Em 16 de junho de 1978 a situação escalonou a um extremo durante aparição do músico na rádio WABX, de Detroit. A cantora estava por lá e não deixou uma fala preconceituosa do guitarrista passar batido.
Como relembrou o Ultimate Classic Rock, tudo começou quando Nugent foi ao programa “Lunch With Lubin”, do apresentador Jerry Lubin. A ideia era apresentar a nova formação de sua banda. Porém, quando questionado sobre o significado da música “Snakeskin Cowboys”, Ted soltou um comentário homofóbico. O disk jockey tentou amenizar a situação, mas já estava feito.
No áudio, que pode ser conferido abaixo, Nugent confirmou que seu primeiro nome era Theodore e continuou:
“E Theodore diz ‘Oi’ para a jovem Patricia, que acabou de passar pela porta ali fora. Vejo você aí, Patti. Não finja que não está aqui.”
Smith então entrou no estúdio. Ted prosseguiu:
“Aqui está ela. Sente-se. Patti vai fazer uma declaração.”
A fala foi simples, presumivelmente referindo-se à programação do show.
“Fora! Fora! É uma hora.”
Enquanto sons de movimento podiam ser percebidos, o diálogo prosseguia:
“Ted: Uma hora meu traseiro, querida
Patti: Me dê o microfone!
Ted: Você é de Nova York, eu sou de Detroit (provavelmente se referindo aos diferentes fusos)
Patti: Não sou de Nova York. (Smith nasceu em Chicago e cresceu em Nova Jersey)”
Luben interveio, tentando acalmar a situação. Contudo, os sons de algum tipo de luta continuaram.
“Patti: Não me toque! Não me toque!
Ted: Eu sei – você disse isso da última vez!
Patti: Tire a p#rra das mãos de cima de mim!
Ted: Olha isso! No ar!”
Naquele momento, Lubin tocou a próxima música que havia indicado – ironicamente, “Cat Scratch Fever”. Após isso, a calma pareceu ter se estabelecido, mas não antes de Patti supostamente socar Ted no peito depois que ele a agarrou pela cintura.
Ele estava no meio de um pedido de desculpas, que precisou ser reiniciado porque Lubin não havia ligado o microfone. Em um tom de voz totalmente diferente, Ted disse:
“Eu disse que, se de alguma forma ofendi Patti Smith e não percebi sua mudança de atitude em cinco minutos, peço desculpas.”
Lubin disse que Smith atingiu Nugent “bem no plexo” e afirmou que nunca havia testemunhado um momento como aquele. Não muito tempo depois, o estúdio foi entregue com um: “Patti – é todo seu”.
Ted Nugent sobre a briga com Patti Smith
No ano seguinte, Ted Nugent disse à Rolling Stone que não esperava nenhum tipo de agravamento da situação. O guitarrista declarou que eles se comportavam dessa maneira nos bastidores há anos e era “tudo diversão”.
“Fiz um comentário sobre ser capaz de sentir o cheiro da chegada de Patti e ela me atacou. Chamei-a de todos aqueles nomes famosos, como ‘deusa da escória’ e ‘rainha do banco de esperma’. Ela saiu furiosa e voltou com um exemplar da Bíblia, me mandando ler Coríntios.”
Se ele realmente a chamou dessas coisas, merecia até coisa pior. Confira o embate a seguir.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.