...

Brian May colaborou com Eddie Van Halen após irritação no Queen

Banda deu uma pausa em 1983 devido aos conflitos internos causados pela agenda lotada de gravações e shows

Brian May aproveitou a pausa do Queen em 1983 para trabalhar em um outro projeto. Naquele ano, o músico lançou o EP “Star Fleet Project”, sob o nome de Brian May + Friends. As gravações incluíram participações de outros artistas convidados, como do baterista Roger Taylor – fazendo backing vocals –  e do saudoso Eddie Van Halen.

Em entrevista ao jornal Express (via Ultimate Guitar), o guitarrista do Queen contou que a banda vivia uma fase complicada quando os músicos resolveram desacelerar o ritmo. Devido à agenda cheia, os integrantes estavam irritados uns com os outros e a maneira de solucionar o problema foi justamente tirar um “descanso” das atividades em conjunto.

“O ano de 1983 foi uma época em que o Queen amadureceu e ficou conhecido em todo o mundo, com singles de sucesso em vários lugares. Acho que nós estávamos um pouco irritados um com o outro, eram coisas demais, estávamos em turnê, gravando, então entrávamos em turnê de novo, gravávamos de novo, tudo sem intervalos. Em 1983, decidimos que precisávamos de uma pausa.” 

- Advertisement -

Nesse momento, May percebeu que tinha liberdade para criar o que quisesse. Decidiu, então, convidar Eddie Van Halen (Van Halen), o baixista Phil Chen (Rod Stewart, Jeff Beck), o tecladista Fred Mandel (Queen, Alice Cooper) e o baterista Alan Gratzer (REO Speedwagon) para algumas sessões. 

“Me lembro vividamente de acordar em Los Angeles, um dos meus lugares favoritos, e pensar: ‘eu poderia fazer qualquer coisa hoje, o sol está brilhando, tenho amigos aqui, deveria fazer algumas ligações’. E foi o que fiz. Liguei para Eddie Van Halen e perguntei se ele gostaria de entrar em estúdio. Liguei também para Phil Chen, um baixista extraordinário, e para Fred Mandel, grande tecladista que já estava envolvido com o Queen. Ele tocou na música ‘Radio Ga Ga’, é um magnífico tecladista. E liguei para Alan Gratzer, baterista do REO Speedwagon, que mora a 100 metros de distância de mim em Los Angeles.” 

Assim, surgiu o “Star Fleet Project”. Como Brian explicou, a maior inspiração veio de uma série de TV japonesa, lançada nos Estados Unidos como “X Bomber” e no Reino Unido como “Star Fleet” – desenvolvida pelo criador de mangás Go Nagai. 

“Eu tinha algumas ideias na cabeça. A maior delas era transformar uma faixa tema de série de TV para uma espécie de rock. Eu queria experimentar […]. Eu tinha um arranjo na cabeça e queria dar espaço para Eddie tocá-lo. Queria ouvir o que ele faria, dar para ele um lugar de destaque […]. Queria tornar essa música um hino do rock em vez do que ela era antes: a melodia tema de uma série japonesa animada de ficção científica muito boa, chamada Star Fleet.”

Brian May relança o “Star Fleet Project”

Neste ano, o EP “Star Fleet Project” completa 40 anos de lançamento. Por isso, Brian May disponibilizará um box-set especial do trabalho no dia 14 de julho. 

A caixa conta com 2 CDs, 1 LP e 1 single em vinil. Um single duplo lado A exclusivo em versão 7 polegadas, também disponível em CD, chega no mesmo dia. Ele apresenta novas versões mixadas de “Star Fleet” e “Let Me Out”. Uma versão especial em vinil vermelho estará disponível exclusivamente na loja online oficial do Queen. Em material promocional, o guitarrista destaca:

“Vamos disponibilizar tudo que temos. Cada tomada de cada música. As coisas que deram errado, as risadas, a descoberta de coisas novas para fazer. Mas não será apenas uma remasterização – resgatamos tudo das multipistas originais, todos os detalhes magnificamente remixados e muito mais! Você ouvirá todas as gravações das sessões históricas de 1983, além de fragmentos de conversas, gravações e experimentação musical.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesBrian May colaborou com Eddie Van Halen após irritação no Queen
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades