Depois de nove anos afastado dos palcos, Peter Gabriel fez seu primeiro show completo solo em Cracóvia, na Polônia, na última quinta-feira (18). A apresentação estreou a turnê “i/o”, em divulgação ao álbum de mesmo nome – o primeiro de inéditas do cantor em duas décadas.
Até então, o concerto mais recente do músico tinha acontecido em dezembro de 2014, durante a excursão “Back to Front”. Depois disso, Peter apenas embarcou numa tour conjunta com Sting, “Rock Paper Scissors”, ao longo de 2016.
Sendo assim, o concerto na Cracóvia contou com certas surpresas (via Ultimate Classic Rock). Pela primeira vez, o artista executou ao vivo as faixas “Panopticom”, “Four Kinds of Horses” “i/o”, “Playing for Time” e “The Court”, todas já lançadas previamente do disco “i/o”.
Além dessas, ele cantou outras canções, do mesmo projeto, que ainda não saíram oficialmente: “Olive Tree”, “Home”, “Road to Joy” e “Live and Let Live”. Uma quinta música inédita, aparentemente chamada “And Still”, foi performada e dedicada à mãe falecida do cantor.
“Sledgehammer”, “Don’t Give Up” e “Big Time”, sucessos de Gabriel, também integraram o setlist. Finalizando, para o primeiro encore, Peter optou por “In Your Eyes” e, para o segundo bis, “Biko”.
A turnê segue pela Europa até junho e, então, para a América do Norte entre setembro e outubro. Paralelamente, o álbum “i/o”, que, nas palavras do cantor, significa “entrada e saída”, deve ser disponibilizado em 2023. Os planos para esse trabalho envolvem o lançamento das novas faixas somente nos dias de lua cheia.
Confira abaixo o setlist completo do show em Cracóvia e vídeos registrados pelo público presente.
- “Washing of the Water” (acústica)
- “Growing Up” (acústica)
- “Panopticom”
- “Four Kinds of Horses”
- “i/o”
- “Digging in the Dirt”
- “Playing for Time”
- “Olive Tree”
- “Home”
- “Sledgehammer”
- “Darkness”
- “Love Can Heal”
- “Road to Joy”
- “Don’t Give Up”
- “The Court”
- “Red Rain”
- “And Still”
- “What Lies Ahead”
- “Big Time”
- “Live and Let Live”
- “Solsbury Hill”
- “In Your Eyes”
Sobre Peter Gabriel
Nascido em Surrey, Inglaterra, Peter Gabriel demonstrou aptidão artística desde cedo, aprendendo a tocar bateria e piano na infância. Compôs a primeira música aos 12 anos de idade.
Em 1965, formou o Garden Wall. A banda durou dois anos, até que alguns integrantes se juntaram a outros colegas e criaram o Genesis, que se tornaria uma das maiores referências do Rock Progressivo. Gabriel permaneceu no conjunto até 1975.
A seguir, deu início a uma carreira solo bem-sucedida, agregando elementos experimentais e de vanguarda à música pop. O videoclipe para a canção “Sledgehammer” é o mais tocado da história da MTV em todo o mundo, além de ser o recordista de prêmios do Video Music Awards, tendo faturado nove estatuetas na cerimônia de 1987.
Peter usou sua arte para propagar suas convicções enquanto defensor dos direitos humanos. Recebeu o prêmio Man Of Peace, da Fundação Nobel, em 2006.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.