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Como o Mr. Big driblou exigência por nova “To Be with You” em “Bump Ahead”

Banda apostou em uma versão para “Wild World”, de Cat Stevens, visando oferecer uma nova balada acústica

Lançado em 1991, o álbum “Lean Into It” foi com sobras o trabalho mais bem-sucedido da carreira do Mr. Big. Chegou ao 15º lugar no The Billboard 200, ganhando disco de platina nos Estados Unidos, Canadá e Japão, além de ouro na Austrália, Áustria, Alemanha, Suíça e Taiwan.

A mola propulsora dessa consagração foi a balada acústica “To Be with You”, única música de toda a história da banda a atingir o número 1 na parada de singles estadunidense. Sendo assim, na hora de preparar o play seguinte, o quarteto precisou encarar a pressão de tentar repetir o êxito.

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Só que os envolvidos não visavam rearranjar seu grande sucesso. “Bump Ahead” (1993) contava com momentos mais intimistas em “Promise Her the Moon” e “Nothing But Love”. Porém, não era o suficiente para os caras do dinheiro, conforme recordou o vocalista Eric Martin em entrevista ao site IgorMiranda.com.br.

“A Atlantic nos disse: ‘não estamos ouvindo nenhuma ‘To Be with You’’. ‘To Be with You’ foi um sucesso tão grande que a partir daí eles insistiram que todos os nossos álbuns tivessem uma nova ‘To Be with You’. Num ensaio, tentamos encontrar uma solução, um hit; sendo que, para nós, o álbum já estava repleto de hits, mas não para os engravatados da Atlantic. Eles queriam um hit radiofônico, outro single nº 1.”

A saída foi apostar em outro recurso que tinha funcionado para bandas de hard rock nos anos anteriores: o cover de um clássico do passado.

“Paul [Gilbert, guitarrista] pegou o violão e disse: ‘muito provavelmente tocarei isso aqui errado, mas vamos lá’. E ele começou a tocar ‘Wild World’, do Cat Stevens, e foi isso. Todos nos juntamos a ele. Depois ficamos zoando, tocando Led Zeppelin, Beatles e tudo mais que pudéssemos, mas decidimos gravar ‘Wild World’. Gravamos em papo de uma semana e incluímos no álbum. Não chegou ao primeiro lugar, mas entrou no top 10 ou no top 20.”

A música sobre a pressão da gravadora

A situação acabou tornando tudo tão traumático que acabou gerando outra canção que funcionou como uma espécie de exorcismo do momento.

“Estávamos p#tos porque já tínhamos ficado dois meses em estúdio e precisamos ficar mais uma semana. Estávamos empolgados com o disco até a gravadora nos dar aquele balde de água fria. No meio daquela semana, o Paul sendo o Paul, compôs outra música, um lado B autobiográfico chamado ‘Seven Impossible Days’, sobre a tarefa de gravar mais uma música no decorrer de uma semana. O filho da mãe é um gênio! De todo modo, ‘Wild World’ foi o cartão de visitas de ‘Bump Ahead’ e fez com que muitas pessoas que não eram necessariamente fãs curtissem o álbum.”

“Wild World” além do Mr. Big

Escrita e gravada em 1970, a versão original de “Wild World” faz parte de “Tea for the Tillerman”, quarto álbum de Cat Stevens. A letra é inspirada no fim do relacionamento do músico com a atriz Patti D’Arbanville, com quem viveu por dois anos.

Além do Mr. Big, artistas como Jimmy Cliff, The Ventures, John Waite, James Blunt e Garth Brooks também registraram covers para a canção. No Brasil, a dupla Pepê e Neném gravou uma adaptação para o português em 2000, chamada “Nada Me Faz Esquecer”.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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