Lançado em 1991, o álbum “Lean Into It” foi com sobras o trabalho mais bem-sucedido da carreira do Mr. Big. Chegou ao 15º lugar no The Billboard 200, ganhando disco de platina nos Estados Unidos, Canadá e Japão, além de ouro na Austrália, Áustria, Alemanha, Suíça e Taiwan.
A mola propulsora dessa consagração foi a balada acústica “To Be with You”, única música de toda a história da banda a atingir o número 1 na parada de singles estadunidense. Sendo assim, na hora de preparar o play seguinte, o quarteto precisou encarar a pressão de tentar repetir o êxito.
Só que os envolvidos não visavam rearranjar seu grande sucesso. “Bump Ahead” (1993) contava com momentos mais intimistas em “Promise Her the Moon” e “Nothing But Love”. Porém, não era o suficiente para os caras do dinheiro, conforme recordou o vocalista Eric Martin em entrevista ao site IgorMiranda.com.br.
“A Atlantic nos disse: ‘não estamos ouvindo nenhuma ‘To Be with You’’. ‘To Be with You’ foi um sucesso tão grande que a partir daí eles insistiram que todos os nossos álbuns tivessem uma nova ‘To Be with You’. Num ensaio, tentamos encontrar uma solução, um hit; sendo que, para nós, o álbum já estava repleto de hits, mas não para os engravatados da Atlantic. Eles queriam um hit radiofônico, outro single nº 1.”
A saída foi apostar em outro recurso que tinha funcionado para bandas de hard rock nos anos anteriores: o cover de um clássico do passado.
“Paul [Gilbert, guitarrista] pegou o violão e disse: ‘muito provavelmente tocarei isso aqui errado, mas vamos lá’. E ele começou a tocar ‘Wild World’, do Cat Stevens, e foi isso. Todos nos juntamos a ele. Depois ficamos zoando, tocando Led Zeppelin, Beatles e tudo mais que pudéssemos, mas decidimos gravar ‘Wild World’. Gravamos em papo de uma semana e incluímos no álbum. Não chegou ao primeiro lugar, mas entrou no top 10 ou no top 20.”
A música sobre a pressão da gravadora
A situação acabou tornando tudo tão traumático que acabou gerando outra canção que funcionou como uma espécie de exorcismo do momento.
“Estávamos p#tos porque já tínhamos ficado dois meses em estúdio e precisamos ficar mais uma semana. Estávamos empolgados com o disco até a gravadora nos dar aquele balde de água fria. No meio daquela semana, o Paul sendo o Paul, compôs outra música, um lado B autobiográfico chamado ‘Seven Impossible Days’, sobre a tarefa de gravar mais uma música no decorrer de uma semana. O filho da mãe é um gênio! De todo modo, ‘Wild World’ foi o cartão de visitas de ‘Bump Ahead’ e fez com que muitas pessoas que não eram necessariamente fãs curtissem o álbum.”
“Wild World” além do Mr. Big
Escrita e gravada em 1970, a versão original de “Wild World” faz parte de “Tea for the Tillerman”, quarto álbum de Cat Stevens. A letra é inspirada no fim do relacionamento do músico com a atriz Patti D’Arbanville, com quem viveu por dois anos.
Além do Mr. Big, artistas como Jimmy Cliff, The Ventures, John Waite, James Blunt e Garth Brooks também registraram covers para a canção. No Brasil, a dupla Pepê e Neném gravou uma adaptação para o português em 2000, chamada “Nada Me Faz Esquecer”.
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