O artista gráfico Frank Kozik morreu aos 61 anos no último sábado (6). A informação foi confirmada pela família, que não revelou a causa, se limitando a dizer que o falecimento ocorreu de forma inesperada.
Nascido em Madri, Espanha, e radicado nos Estados Unidos desde os 14 anos de idade, ele se destacou criando pôsteres para shows da cena punk do Texas. Com o tempo, passou a ser chamado para outros trabalhos, incluindo capas de álbuns e singles, além de videoclipes – o mais famoso foi “Pretty Noose”, do Soundgarden.
Diz a nota assinada por sua esposa, Sharon:
“Estamos arrasados em informar que Frank Kozik faleceu inesperadamente no último sábado. Frank era um homem maior do que ele, um ícone em cada um dos gêneros em que trabalhou. Ele mudou dramaticamente todos os setores dos quais fazia parte. Foi uma força criativa da natureza. Somos muito além de sortudos e honrados por ter feito parte de sua jornada. Sua falta será sentida além do que as palavras poderiam expressar.”
Entre 1995 e 2001, administrou seu próprio selo, Man’s Ruin Records, sob a qual lançou mais de 220 compactos e álbuns completos, incluindo o single e o disco de estreia do Queens of the Stone Age.
Ainda produziu artes para uma gama diversificada de músicos, como The Offpsring (capa de “Americana”), Melvins (capa de “Houdini”), Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The White Stripes, The Beastie Boys, The Butthole Surfers, Green Day, Neil Young, Sonic Youth, Entombed, Orange Goblin, Nebula e muitos outros.
Os clientes comerciais de Kozik incluíram marcas como Nike, Gatorade, Absolute Vodka, Oakley, Harley Davidson e Spike TV.
Em 2001, Frank deixou o mundo da música para se dedicar em tempo integral às artes plásticas e ao movimento emergente Vinyl Art Toy. Projetou mais de trezentos brinquedos entre avulsos e coleções. Seis anos mais tarde iniciou sua própria marca, Ultraviolence™, produzindo edições limitadas e esculturas de bronze.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.