A polícia holandesa prendeu 1.579 pessoas durante um protesto na cidade de Haia realizado no último sábado (27). Organizado pelo movimento ambientalista Extinction Rebellion (XR), o ato foi uma manifestação contra os subsídios do governo às energias fósseis. De acordo com o jornal The Guardian, a autoestrada A12, no centro do município, foi bloqueada, tendo sido a sétima vez que algo da natureza acontecia por lá.
Entre os detidos está a atriz Carice van Houten, de 46 anos, que interpretou a sacerdotisa Melisandre na série “Game of Thrones”. De acordo com a agência de notícias ANP, ela foi liberada logo a seguir. Ao todo 40 pessoas serão processadas, mas não se sabe se a artista está entre esse nomes.
De acordo com os organizadores, cerca de 7 mil manifestantes se fizeram presentes durante o dia. Aaron Pereira, porta-voz do XR, destacou à ANP que há um grande envolvimento de figuras populares aderindo à causa.
“Existe um grande apoio popular a uma verdadeira ação climática, e as pessoas se dão conta de que o governo se opõe ativamente a isto ao subsidiar a indústria das energias fósseis.”
O movimento teve início em 2018, no Reino Unido. Com o passar dos anos, se espalhou por outras nações, especialmente no continente europeu, com ênfase nos Países Baixos, Bélgica, França e Alemanha.
Recentemente, um tribunal belga condenou a polícia de Bruxelas a indenizar 12 militantes do XR por tê-los prendido, algemado e revistado nus durante um protesto.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.