O Nightwish entrará em um hiato por tempo indeterminado no que diz respeito a shows. Apesar disso, o novo álbum do grupo, que já estava sendo composto e até mesmo comentado pelos integrantes, será lançado em 2024 conforme o planejado – e sem turnê para divulgá-lo.
A notícia foi confirmada pela banda em comunicado nas redes sociais. Para justificar a pausa, o texto aponta “razões pessoais, mas vitais para o bem-estar e futuro” do projeto.
Foi garantido ainda que a decisão “não tem nada a ver” com a recém-anunciada gravidez da vocalista Floor Jansen ou outros projetos individuais. Leia o comunicado na íntegra:
“Como a ‘Human :ll: Nature – World Tour’ está chegando ao fim, sentimos que agora é a hora de contar nossos planos para a próxima fase de nossa jornada.
Após os shows planejados para junho de 2023, estaremos ‘pendurando as chuteiras’ por tempo indeterminado no que diz respeito às apresentações ao vivo e não faremos turnê para o próximo álbum.
As razões para esta decisão são pessoais, mas, todos concordamos, vitais para o bem-estar e futuro da banda. Tenha certeza de que ainda amamos trabalhar juntos e que esta decisão não tem nada a ver com a gravidez de Floor ou nossos outros projetos individuais.
No entanto, um álbum de 12 novas músicas verá a luz do dia em 2024, assim como 3 videoclipes! A banda está muito empolgada por esta nova aventura musical que está por vir.”
O próximo álbum do Nightwish
Em recente entrevista à Metal Hammer, a vocalista Floor Jansen falou um pouco mais sobre o próximo álbum do Nightwish. Segundo ela, o sucessor de “Human. :II: Nature” (2020) será bem pesado, mas sem descaracterizar a mistura sonora que identifica a banda.
A artista também explicou que o novo trabalho deve fechar uma trilogia que se iniciou em “Endless Forms Most Beautiful” (2015), primeiro álbum de estúdio gravado com ela nos vocais, e teve sequência em “Human. :II: Nature”.
“Eu diria que é um álbum bastante pesado, porém, mais uma vez, é a diversidade multicolorida que é o Nightwish. Está tudo lá. Vai mais uma vez te pegar pela mão e te levar por belas histórias – sejam elas histórias desta Terra ou histórias sobre esta Terra. Elas são lindas.”
O novo disco será também o primeiro desde “Wishmaster” (2000) sem o baixista e vocalista Marko Hietala, que deixou a formação para cuidar de problemas de saúde mental. Jukka Koskinen (Wintersun) assumiu a vaga.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.