...

The Last of Us: tudo sobre o final da 1ª temporada – e o que esperar da 2ª

Episódio final mantém receita dos demais: grande fidelidade ao game, mas com algumas mudanças

A primeira temporada de “The Last of Us”, série da HBO baseada no game homônimo para PlayStation, está encerrada. Seu nono e último episódio foi liberado ao público e mostrou o final da jornada dos protagonistas Joel e Ellie em um mundo pós-apocalíptico, devastado pela infecção do fungo Cordyceps.

A adaptação televisiva do game ganhou bastante elogios, tanto do público quanto da crítica, principalmente por conta de sua fidelidade ao jogo original. E não foi diferente neste último episódio, que retratou diversos momentos do final – seja com a ambientação e diálogos – de forma precisa. 

- Advertisement -

Ainda assim, mantendo a mesma receita dos demais episódios, a série também fez algumas mudanças em relação ao game para o capítulo final – incluindo uma revelação pra lá de surpreendente e importante. 

Abaixo, vamos te explicar o final da primeira temporada de “The Last of Us” e o que podemos esperar para seu futuro. Atenção: há spoilers da série a seguir.

O final explicado

O episódio derradeiro da primeira temporada de “The Last of Us” começa justamente com esta revelação surpreendente que acabamos de citar – e não está presente no game.

Na introdução, conhecemos Anna, a mãe de Ellie (interpretada por Ashley Johnson, a intérprete da protagonista nos games). Prestes a dar à luz, ela é vista fugindo de uma infectada e decide se esconder em uma casa, no meio de uma floresta.

Anna (Ashley Johnson) em “The Last of Us”

A infectada acaba encontrando Anna, que é forçada a matá-la. No entanto, a personagem leva uma mordida durante o processo. Momentos depois, dá à luz Ellie.

Esta revelação é pra lá de importante por conta de um simples motivo: explica como Ellie se tornou imune à infecção do Cordyceps.

Horas mais tarde, Anna é encontrada por Marlene, uma das líderes dos Vagalumes – e que também é uma amiga próxima dela. Ao ser questionada se foi mordida antes ou depois de dar à luz, a personagem mente e diz que só foi atacada após o nascimento de Ellie – certamente para evitar a morte precoce da filha. 

Marlene é forçada a levar Ellie recém-nascida. Em seguida, tira a vida de Anna, a pedido da personagem, para que ela não se transforme.

A partir daí, o episódio retorna ao presente e mostra Joel e Ellie em Salt Lake City, local em que está a nova base dos Vagalumes. 

Não demora muito para o episódio retratar um dos momentos mais marcantes do game: Joel e Ellie se deparam com uma girafa e passam a alimentá-la – cena que reforçou os laços afetivos que os dois protagonistas criaram um pelo outro ao longo de meses.

Em seguida, Joel decide revelar para Ellie que quase se suicidou dias após a morte de Sarah, mas que mudou de ideia assim que apertou o gatilho – e o fez ganhar uma cicatriz no rosto.  Este foi outro momento criado apenas para o show, já que ele não existe no game.

Após a conversa, Joel pede para Ellie ler alguns trocadilhos de seu livro antes de os dois serem atacados e levados pelos Vagalumes. Outra cena modificada para a série, já que no jogo, os dois protagonistas são levados e quase mortos por uma enxurrada até serem resgatados pelo grupo rebelde.

Joel acorda, já na base dos Vagalumes e se depara com Marlene. Ela explica que Ellie está sendo preparada para a cirurgia e que o processo resultará na morte da protagonista. Joel não aceita perder Ellie, o que faz Marlene ordenar sua retirada do hospital. O protagonista, então, se rebela e consegue matar os soldados que o levavam e os demais que estavam presentes no hospital.

O personagem encontra Ellie já na sala de cirurgia e também mata o cirurgião responsável. Joel a leva embora antes de ser interrompido pela própria Marlene, que o avisa que ainda há tempo de fazer o que é certo. Mesmo assim, Joel ignora o pedido de Marlene e também acaba a matando, ciente de que ela e os Vagalumes continuarão atrás de Ellie.

Marlene (Merle DandridgE)

Já em fuga, a protagonista desperta e pergunta a Joel o que aconteceu. O personagem mente e diz para a jovem que existem outras pessoas imunes como ela, mas que os Vagalumes não foram capazes de encontrar uma cura para a infecção do Cordyceps.

Joel e Ellie retornam ao Wyoming para viverem na comunidade de Tommy. A personagem, então, pergunta a Joel se tudo que ele disse era verdade. Assim como no game, a série termina sua primeira temporada com o personagem dizendo que sim e a jovem aceitando o que foi dito – apesar de sua expressão facial não dizer o mesmo. 

É importante ressaltar que toda esta parte final do episódio, a partir do hospital, foi recriada com grande fidelidade, seja com relação ao enredo, ambientação e até mesmo seus diálogos.

Com certeza, deu um ar de nostalgia aos fãs e os fizeram lembrar das marcantes cenas derradeiras do jogo original. 

E o futuro de “The Last of Us”?

Com o sucesso feito pela primeira temporada da série, a HBO não hesitou e confirmou uma segunda temporada de “The Last of Us” poucos dias após a estreia do show. Agora, é de se esperar que a próxima leva de episódios seja baseada na sequência do game original, “The Last of Us: Part II”, que foi igualmente aclamada, mas também gerou algumas controvérsias entre os fãs. 

No entanto, se considerarmos o enredo da sequência, já é bom ir controlando um pouco a ansiedade sobre a estreia da próxima temporada. Afinal, vale lembrar que “Part II” se passa alguns anos após o primeiro game, com uma Ellie já adulta e bem diferente por conta do desenrolar da história. 

É possível que a produção do show também faça o mesmo e espere que Bella Ramsey – que interpretou Ellie com maestria – também fique um pouco mais velha antes de iniciar os trabalhos da próxima temporada.

O show já deixou claro que essa será a direção também por uma simples razão: no sexto episódio, vimos rapidamente Dina, personagem introduzida em “Part II”, que era interesse amoroso de Ellie – ela foi vista bisbilhotando justamente a protagonista – e teve seus momentos de destaque na sequência do game original.

Dina (Paolina van Kleef)

Outra opção é desenvolver uma trama alternativa, sem relação com o que foi apresentado nos games, para evitar esta questão. Ainda assim, é uma opção que pode dividir opiniões e deixar fãs – especialmente os de carteirinha – incomodados. 

De qualquer forma, agora apenas nos resta esperar e aguardar as novidades que serão divulgadas pela HBO a respeito do show. Mas podemos dizer que o canal terá muito trabalho, já que com uma primeira temporada tão bem avaliada, os fãs não aceitarão menos do que viram para a segunda temporada de “The Last of Us”. 

*A primeira temporada de “The Last of Us” está disponível na HBO Max.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesThe Last of Us: tudo sobre o final da 1ª temporada -...
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades