Um dos episódios da série “The Big Bang Theory”, no ar originalmente entre 2007 e 2019, pode sair da Netflix no exterior. A causa é uma fala considerada depreciativa a respeito da atriz indiana Madhuri Dixit, proferida pelo personagem Raj Koothrapalli (Kunal Nayyar).
Na cena em questão (via NME), presente no primeiro episódio da segunda temporada, Raj afirma durante um diálogo com Sheldon Cooper (Jim Parsons) que outra atriz indiana, Aishwarya Rai, é uma deusa, enquanto Madhuri Dixit é uma “prostituta leprosa”.
Por meio de um advogado, o analista político Mithun Vijay Kumar enviou um aviso legal à plataforma de streaming pedindo a remoção do conteúdo. Pelas redes sociais, ele expôs sua indignação e definiu as declarações da ficção como “ofensivas às mulheres e à cultura indiana”.
“Como fã de Madhuri Dixit desde a infância, fiquei profundamente perturbado com esse diálogo. Achei muito depreciativo e ofensivo em relação à cultura indiana e às mulheres. Então pedi ao meu advogado que enviasse um aviso legal à Netflix, solicitando que removessem o episódio de sua plataforma. É importante responsabilizar as empresas midiáticas pelo conteúdo que distribuem e espero que a Netflix leve esse assunto a sério.”
Vale ressaltar que “The Big Bang Theory” não está disponível na Netflix para brasileiros, mas consta no catálogo da plataforma em outros países, como os Estados Unidos.
Caso a Netflix não remova o episódio imediatamente, Vijay Kumar entrará com ações legais contra o streaming, sob a justificativa de sexismo e discriminação contra as mulheres. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o caso.
Repercussão
Alguns internautas não gostaram da observação do analista político e, pelo Twitter, levantaram argumentos contrários. Um perfil afirmou que o diálogo era apenas uma brincadeira.
“Cara, lute pela segurança das mulheres na Índia na vida real. É só uma brincadeira, leve isso como uma brincadeira.”
Já outros destacaram que o episódio estreou há muitos anos, em 2008, e como a Netflix não produziu o conteúdo, não há nada a fazer.
“O episódio saiu em 2008. O cara ficou engatilhado em 2023. Piada.”
Em resposta, Mithun Vijay Kumar disse que a plataforma tem responsabilidade sobre a série veiculada – mesmo que não tenha participado da criação – e que só assistiu à produção recentemente, por isso teve uma reação “tardia”.
Assista à cena em inglês abaixo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Não entendi uma coisa, Netflix? The Big Bang Theory está no catálogo da Hbo Max.
Está no catálogo da Netflix americana.
ué mais nem tem big Bang na Netflix
Está no catálogo da Netflix americana.
The Big Bang Theory nem está no catálogo da Netflix
Está no catálogo da Netflix americana.
Esse sim não tem louça pra lavar!
Cara… Essa geração Cremogema de agora, está cada dia mais mimizenta. Ao invés desse cara se empenhar pela segurança das mulheres da índia e de outros países (onde muitas delas realmente estão sofrendo opressão ou coisa pior), o cara prefere atacar uma série antiga. É típico desses lacradores de plantão, preferem fazer o maior estardalhaço na internet seja por publicações ou séries antigas, do que realmente se empenhar pra resolver o problema na vida real.