O vinil está em alta nos últimos anos – e parte disso se deve ao Metallica. A banda vende tanto material no formato – foram mais de 900 mil unidades só em 2022 – que acaba de comprar uma fábrica de prensagem de LPs para dar conta da demanda, além de ter total controle sobre o processo.
A Furnace Record Pressing, localizada na cidade de Alexandria, no estado americano da Virgínia, já era responsável por boa parte da produção dos vinis do grupo. Os chefões Lars Ulrich (bateria) e James Hetfield (voz e guitarra) emitiram um comunicado (via Billboard) sobre a nova aquisição, que leva em conta a qualidade dos bolachões feitos pela empresa.
“Não poderíamos estar mais felizes por levar nossa parceria com a Furnace e seus fundadores para o próximo nível.”
A qualidade mencionada vem de uma parceria mais antiga com uma fabricante alemã que se tornou conhecida pelo alto nível de seus produtos, a Pallas.
O foco atual é a prensagem de cópias de “72 Seasons”, novo álbum do Metallica, que sai em abril. Apesar de estar à disposição da Blackened Records – o selo do Metallica – a partir de agora, a Furnace seguirá trabalhando em outros projetos.
Metallica e a mídia física das antigas
Comprar uma fábrica de vinil em pleno 2023 pode soar contraprodutivo em termos financeiros para um artista de grande porte, mas o Metallica é diferente nesse aspecto. Segundo dados da Luminate trazidos pela Billboard, a banda ocupou o 6º lugar na lista de artistas que mais vendeu LPs nos Estados Unidos em 2022, com 387 mil cópias no país.
O segredo do negócio parece estar nos álbuns clássicos. Desses 387 mil, 91 mil foram cópias de “Master of Puppets” (1986). O álbum homônimo conhecido como “Black Album” (1991) e “Ride the Lightning” (1985) também tiveram bom desempenho.
O grupo recuperou totalmente os direitos sobre sua obra há cerca de 10 anos e, desde então, faz o possível para que nenhum dos álbuns fique fora de catálogo em vinil. Box-sets e edições especiais também estão sempre no cardápio.
“72 Seasons”
Mesmo com a aposta pesada nos clássicos do passado para continuar como uma potência na venda de mídia física, o Metallica ainda lança música nova. Seu próximo álbum, “72 Seasons” sai dia 14 de abril de 2023, via Blackened Records. O trabalho foi produzido por Greg Fidelman, em parceria com James Hetfield e Lars Ulrich.
A turnê de divulgação, chamada “M72”, terá início duas semanas mais tarde. O formato contará com dois shows em cada cidade, com repertório e atrações de abertura variando entre as datas. Por hora, apenas Europa e América do Norte possuem shows confirmados.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Recentemente li algo em um site de games onde um cara da geração atual mete o pau em quem escuta som pelo vinil…infelizmente quem nunca viu ou nasceu naquela época de ouro onde não existia ainda internet não saber mesmo qual era a sensação dessas relíquias em forma de bolacha, tudo era mais tosco e simples…mas, uma coisa boa era que existia sim um certo ritual em ouvir um som clássico pelo o vinil ou até mesmo por uma fita cassete, lembro!!!! Vc olhava a capa, fotos, letra da música…até mesmo o som do vinil saindo do plástico que ali ajuda a proteger antes de colocar em uma vitrola ou radiola para outros!!!! Vinil, fita cassete, fita de video cassete e até mesmo o CD…só quem viveu aquela época sabe o que era bom e não essa coisa toda na nuvem, fala sério!!!!! valeu!!!!