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T4F não produzirá mais o Lollapalooza Brasil, agora sob comando da Live Nation

Parceria durou uma década e enfrentou uma série de denúncias de trabalho escravo nos últimos anos

Em comunicado divulgado na última quarta-feira (29), a Time for Fun (T4F) anunciou que não produzirá mais a edição nacional do Lollapalooza. De acordo com a empresa, a Live Nation, mantenedora do evento no exterior, optou por centralizar as ações a partir do próximo ano, administrando todas as suas versões.

No Brasil, a Live Nation é acionista majoritária da Rock World – que organiza o Rock in Rio – e da C3 Presents.

- Advertisement -

Diz a nota enviada à imprensa e publicada nas mídias sociais da companhia:

“A Time for Fun conclui com êxito parceria de 8 edições e 10 anos com a marca Lollapalooza Brasil.

A Time for Fun é responsável pelo Lollapalooza Brasil desde 2014. Durante este período, a T4F realizou oito edições do festival com sucesso absoluto de público, de experiência e de patrocínios. E a cidade de São Paulo também foi beneficiada por essa grande parceria.

Ao tomar a decisão de levar o LollaBR para o Autódromo de lnterlagos, a T4F consolidou o formato do festival e ainda colocou o Autódromo na rota de grandes shows e ações de entretenimento para além do setor de competições de automobilismo, tornando o espaço uma verdadeira cidade da música.

Em 2023, o contrato que a T4F tem com a Lollapalooza, LLC para a promoção do Lollapalooza Brasil conclui com êxito a sua vigência de uma década.

Mesmo com resultados excepcionais ao longo de todos esses anos, em uma decisão de estratégia de negócios global, a Live Nation, como acionista controladora da Rock World (empresa organizadora do Rock in Rio) e da C3 Presents, optou por centralizar a operação de todos os seus festivais no Brasil com a Rock World.”

O texto finaliza exaltando as evoluções da parceria e os planos futuros.

“A parceria da T4F com o Lollapalooza Brasil revolucionou o mercado de festivais no nosso país. Estamos muito orgulhosos do caminho que percorremos juntos e por termos transformado o LollaBR em uma marca amada pelos brasileiros. Foi um prazer liderar essa marca e contribuir para o seu crescimento. Agradeço a Perry Farrell, criador do festival, Charlie Walker e Charles Attal, gestores da C3 Presents, com quem sempre tivemos uma relação profissional, mas também de amizade e de respeito. Desejo sucesso para eles e para o Lollapalooza Brasil nesse novo modelo”, afirma Fernando Alterio, fundador e CEO da Time For Fun.

A Time for Fun seguirá com uma atuação intensa no setor de festivais. Além de marcas próprias, a empresa que tem credibilidade sólida junto ao mercado nacional e internacional, firmará novas parcerias e colaborará com a construção e com a consolidação de outros eventos e marcas queridas pelo público brasileiro.”

Críticas à organização do Lollapalooza Brasil

Nas mais recentes edições, a organização do Lollapalooza Brasil vinha recebendo uma série de críticas. A mais grave envolveu denúncias de trabalhos análogos à escravidão. Em 2023, homens entre 22 e 29 anos foram resgatados por equipes do Ministério Público realizando atividades em condições insalubres.

Tanto a T4F quanto a empresa terceirizada Yellow Stripe foram notificadas e responsabilizadas diretamente pela situação. Elas foram obrigadas a ressarcir as vítimas por salários devidos, verbas rescisórias e horas extras.

Em 2018 e 2019, os promotores foram denunciados por contratar moradores de rua por valores ínfimos para trabalhar na montagem dos palcos. De acordo com registros, eles recebiam R$ 50 e enfrentavam uma jornada de 12 horas diárias de atividades.

O Lollapalooza Brasil 2024 ainda não teve datas confirmadas. Porém, uma atração já está definida: o Blink-182, que precisou cancelar a participação este ano devido a um problema de saúde do baterista Travis Barker.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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No Brasil, a Live Nation é acionista majoritária da Rock World – que organiza o Rock in Rio – e da C3 Presents.

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“A Time for Fun conclui com êxito parceria de 8 edições e 10 anos com a marca Lollapalooza Brasil.

A Time for Fun é responsável pelo Lollapalooza Brasil desde 2014. Durante este período, a T4F realizou oito edições do festival com sucesso absoluto de público, de experiência e de patrocínios. E a cidade de São Paulo também foi beneficiada por essa grande parceria.

Ao tomar a decisão de levar o LollaBR para o Autódromo de lnterlagos, a T4F consolidou o formato do festival e ainda colocou o Autódromo na rota de grandes shows e ações de entretenimento para além do setor de competições de automobilismo, tornando o espaço uma verdadeira cidade da música.

Em 2023, o contrato que a T4F tem com a Lollapalooza, LLC para a promoção do Lollapalooza Brasil conclui com êxito a sua vigência de uma década.

Mesmo com resultados excepcionais ao longo de todos esses anos, em uma decisão de estratégia de negócios global, a Live Nation, como acionista controladora da Rock World (empresa organizadora do Rock in Rio) e da C3 Presents, optou por centralizar a operação de todos os seus festivais no Brasil com a Rock World.”

O texto finaliza exaltando as evoluções da parceria e os planos futuros.

“A parceria da T4F com o Lollapalooza Brasil revolucionou o mercado de festivais no nosso país. Estamos muito orgulhosos do caminho que percorremos juntos e por termos transformado o LollaBR em uma marca amada pelos brasileiros. Foi um prazer liderar essa marca e contribuir para o seu crescimento. Agradeço a Perry Farrell, criador do festival, Charlie Walker e Charles Attal, gestores da C3 Presents, com quem sempre tivemos uma relação profissional, mas também de amizade e de respeito. Desejo sucesso para eles e para o Lollapalooza Brasil nesse novo modelo”, afirma Fernando Alterio, fundador e CEO da Time For Fun.

A Time for Fun seguirá com uma atuação intensa no setor de festivais. Além de marcas próprias, a empresa que tem credibilidade sólida junto ao mercado nacional e internacional, firmará novas parcerias e colaborará com a construção e com a consolidação de outros eventos e marcas queridas pelo público brasileiro.”

Críticas à organização do Lollapalooza Brasil

Nas mais recentes edições, a organização do Lollapalooza Brasil vinha recebendo uma série de críticas. A mais grave envolveu denúncias de trabalhos análogos à escravidão. Em 2023, homens entre 22 e 29 anos foram resgatados por equipes do Ministério Público realizando atividades em condições insalubres.

Tanto a T4F quanto a empresa terceirizada Yellow Stripe foram notificadas e responsabilizadas diretamente pela situação. Elas foram obrigadas a ressarcir as vítimas por salários devidos, verbas rescisórias e horas extras.

Em 2018 e 2019, os promotores foram denunciados por contratar moradores de rua por valores ínfimos para trabalhar na montagem dos palcos. De acordo com registros, eles recebiam R$ 50 e enfrentavam uma jornada de 12 horas diárias de atividades.

O Lollapalooza Brasil 2024 ainda não teve datas confirmadas. Porém, uma atração já está definida: o Blink-182, que precisou cancelar a participação este ano devido a um problema de saúde do baterista Travis Barker.

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João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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