Celebrando os 50 anos do álbum “Houses of the Holy”, quinto da carreira do Led Zeppelin, Jimmy Page liberou a demo “The Seasons”. A música seria retrabalhada durante as sessões e se tornaria “The Rain Song”, segunda faixa do disco.
Disse o guitarrista em mensagem publicada junto ao registro no YouTube:
“‘The Seasons’ foi um memorando para mim mesmo como um lembrete da sequência da música e várias ideias que tive para ela em seu estágio embrionário. Trabalhei nisso uma noite em casa. Durante a rotina de abertura, agora intitulada ‘The Plumpton and Worcester Races’, a seção do intervalo nasceu e a abertura se moldou em ‘The Song Remains The Same’. Esses ensaios foram feitos em Puddle Town, no rio Piddle, em Dorset, Reino Unido.”
Page ainda forneceu mais detalhes sobre as sessões.
“O primeiro conjunto de gravações foi feito no Olympic Studios com George Chkiantz. Em seguida, gravamos em Stargroves, a casa de campo de Sir Mick Jagger e, como em Headley Grange, usando o caminhão de gravação dos Rolling Stones.
‘The Song Remains The Same’ foi tocada em uma Fender 12 cordas, a mesma usada em ‘Beck’s Bolero’, com minha fiel Les Paul número 1 nos overdubs em um giro padrão. ‘The Rain Song’ teve uma afinação pouco ortodoxa em violões e guitarras. Em shows, tornou-se um recurso de treino para os instrumentos double neck.”
Led Zeppelin e “Houses of the Holy”
Lançado em 28 de março de 1973, “Houses of the Holy” trouxe novos experimentos em sonoridades e técnicas de produção para o cotidiano do Led Zeppelin. As composições flertavam com o reggae (“D’yer Mak’er”), o funk (“The Crunge”), o prog (“The Rain Song”) e o folk (“Over The Hills And Far Away”).
O álbum chegou ao primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. No total, vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.