Jamie Lee Curtis venceu recentemente o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua participação em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. E para homenagear a filha caçula, que se assumiu mulher trans há alguns anos, optou por passar a mencionar o prêmio mais cobiçado dos cinemas com pronomes neutros.
A revelação foi feita por Curtis em entrevista pra o programa de TV “Today Show” (via People).
“Aqui estão eles (enquanto a atriz mostrava o prêmio). Para apoiar minha filha, Ruby, estou mencionando eles como ‘elus’.”
Vale lembrar que no inglês, é norma utilizar a terceira pessoa do plural (“they”/”them”) como pronome neutro por não fazer distinção de gênero. Seria o equivalente a “elu/”delu” em português.
A filha da atriz, Ruby, se assumiu mulher trans para a família em 2020. Um ano mais tarde, para a revista People, Jamie Lee Curtis afirmou que ainda se adaptava com esta mudança de pronomes.
“É como aprender uma nova terminologia e palavras. Ainda sou um pouco nova. Não sou alguém que vai fingir que sabe muito sobre o assunto. E eu vou cometer meus erros. Gostaria de tentar evitar cometer grande erros. Você desacelera seu discurso um pouco. Você pensa um pouco mais sobre o que vai dizer. Como vai dizer. Você ainda se confunde, eu mesma me confundi hoje duas vezes. Somos humanos.”
Ruby também participou da entrevista e abordou o receio que teve ao revelar a novidade para a família.
“Foi assustador – simplesmente pelo fato de contar a eles algo sobre mim que não conheciam. Foi intimidador – mas não estava preocupada. Eles sempre me apoiaram minha vida inteira.”
Por fim, Jamie Lee Curtis acredita que este foi um importante passo dado dentro de casa e que continua aprendendo bastante com a filha.
“Acho algo meio que evolucionário e um passo muito importante em nossa casa. Estamos tentando mantê-lo de uma forma importante. Estou aprendendo muito com a Ruby”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.