Herbert Vianna teve um papel importante no funk carioca. Indiretamente, o vocalista e guitarrista dos Paralamas do Sucesso foi responsável por trazer ao estilo um de seus maiores símbolos: a bateria eletrônica.
Bi Ribeiro, baixista da banda, relembrou a influência do colega nesse campo em entrevista ao G1. Tudo começou quando Hermano Vianna, antropólogo e irmão de Herbert, coordenou nos anos 1980 um estudo sobre o funk carioca.
Na época, o pesquisador conquistou certa proximidade com o DJ Marlboro, batizado de Fernando Luís Mattos da Matta, atração frequente nos bailes funk. Em uma troca de conversas, Hermano ofereceu para o artista um MPC (Music Production Controller), equipamento que mistura bateria eletrônica e gravador.
Tal instrumento usado na produção musical era de Herbert. Como explicou Ribeiro, os Paralamas estavam em estúdio, finalizando o álbum “Selvagem?” (1986), e o vocalista levava o MPC, do tipo Boss DR-110, consigo para certas gravações.
“O Herbert falou: ‘poxa, eu tenho esse MPC aqui, que eu não estou mais usando’, em que a gente fazia brincadeiras de estúdio pequeno, gravações caseiras. E ele tinha essa bateria eletrônica que mandou para o irmão.”
Um trecho da dissertação de Hermano detalha a primeira vez em que Marlboro utilizou publicamente a bateria eletrônica – descrita como um sucesso.
“Hoje tem novidade: trago comigo uma bateria eletrônica, empréstimo de meu irmão, e Marlboro está determinado a usá-la no baile. (…) Ligamos a bateria nos amplificadores da equipe Som Gran Rio. Deu certo: a batida era funk mesmo e poderia agradar aos dançarinos.”
Conversando com a Folha de S. Paulo em 2003, o DJ chamou o MPC de “um dos melhores presentes que eu ganhei”. No início, ele não sabia conduzir o equipamento e conseguiu aprender sozinho, curiosamente, durante um sonho.
“No sonho, aprendi a mexer e programei. No dia seguinte, liguei para Hermano logo de manhã e pedi para apertar os botões do jeito que eu havia sonhado e deu certo.”
Como forma de expressar sua gratidão, Marlboro direcionou um agradecimento especial à Hermano em seu primeiro álbum, “Funk Brasil” (1989) – considerado o início do funk carioca.
Os Paralamas do Sucesso e o funk carioca
Herbert Vianna, como mencionado, não esteve de fato envolvido com o funk carioca. Mas devido ao estudo de Hermano, os Paralamas decidiram gravar o clipe de “Alagados”, faixa de abertura do “Selvagem?”, em um dos bailes pesquisados pelo antropólogo: o baile da Estácio. Ao G1, Bi Ribeiro disse ter ficado impressionado ao longo das filmagens.
“A gente ficou surpreso assim com o que viu. O vídeo mostra a gente entrando no baile e até as meninas dançando, uma coisa que a gente não fazia ideia de que estava acontecendo ali do lado. E a gente quis inserir isso no clipe, lá em 1986.”
Sobre Herbert Vianna
Natural de João Pessoa, na Paraíba, Herbert Vianna criou a banda de rock Os Paralamas do Sucesso no Rio de Janeiro no início dos anos 1980, ao lado de Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria).
Com o grupo, o artista soma mais de 20 álbuns lançados, entre discos de estúdio, ao vivo e coletâneas. Na carreira solo, que correu em paralelo, são mais quatro álbuns de inéditas, com participações de nomes como Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.
Entre os grandes sucessos do compositor estão músicas como “Lanterna dos Afogados”; “Óculos”; “Uma Brasileira”, ao lado de Carlinhos Brown; “Aonde quer que eu vá”, com Paulo Sergio Valle; “La Bella Luna”; entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Alagados…Oh música boa essa é, gosto muito!!!!! O vídeo em si mostra o contraste entre pobreza e a realidade brasileira, antigamente existia a violência…mas não tanto igual a hoje!!!! Infelizmente as coisas não melhoraram, a corrupção cresceu e assim o país não vai pra frente nunca…a música em si, independente do estilo musical serve além transmitir informação, também transmiti alegria e ajuda a esquecer um pouco da realidade cruel que paira na vida das pessoas!!!! Valeu!!!!