Quem é fruto do mundo pré-internet, popularização dos downloads e streamings, sabe como era difícil conhecer novidades musicais. Muitas vezes você precisava dar um “tiro no escuro”, quase que literalmente apostando seu dinheiro em um produto que talvez não gostasse e não pudesse trocar.
Por conta disso, os críticos musicais eram de uma importância maior nesse período. Uma resenha de revista especializada poderia fazer toda a diferença, tanto para o consumidor quanto para a própria carreira de um artista. Porém, esse tempo ficou para trás.
Um dos maiores nomes da indústria nas últimas décadas, Ed Sheeran não vê mais sentido na existência da figura no jornalismo. O próprio explicou as razões para sua crença durante entrevista à Rolling Stone.
“Por que você precisa ler uma resenha atualmente? Escute a música. Está disponível gratuitamente. Tire suas próprias conclusões. Eu nunca leria uma resenha de álbum e diria: ‘não vou ouvir isso agora’.”
Nas redes sociais, as opiniões se dividiram. Um usuário do Twitter (via Pop Crave) declarou:
“Ok, exceto que os críticos de música não estão lá apenas para as pessoas decidirem o que ouvir. Dar uma olhada mais profunda na música através de lentes críticas, tanto positivas quanto negativas, é uma celebração da obra como um todo.”
Outro elaborou:
“80% das vezes eu concordaria. Mas os melhores críticos também me ajudam a aprender a interpretar a música de uma nova maneira, além de me fazer aprender sobre a história da música. Há muitos aspectos que vão além de como uma canção soa ao meu ouvido (na minha humilde opinião).”
Também houve quem tenha concordado integralmente.
“Ele está absolutamente certo. É real, não vou mentir.”
Ed Sheeran, “-” e… Cradle of Filth?
O novo álbum de Ed Sheeran, “-” (pronuncia-se Subtract) sai no próximo dia 5 de maio. O cantor também está trabalhando em uma parceria com a banda britânica de black metal Cradle of Filth. De acordo com o vocalista do grupo, Dani Filth, a colaboração deve ser lançada no segundo semestre, sendo vendida em caráter beneficente.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.