...

Scorpions atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com “Wind of Change”

Hit do álbum "Crazy World" (1990) e símbolo musical do fim da União Soviética, canção é a primeira da banda a atingir marca

O videoclipe de “Wind of Change”, do Scorpions, atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. A banda conseguiu o feito, pela primeira vez em sua carreira, no último fim de semana.

Em publicação nas redes sociais, os músicos agradeceram aos fãs pelo feito.

“Que marco. Obrigado a todos os apoiadores do rock por assistirem.”

- Advertisement -

Dirigido por Wayne Isham, o clipe intercala imagens de arquivo de guerras e da época do Muro de Berlin com uma performance em preto e branco do grupo. Assista abaixo.

Agora, a faixa se junta ao chamado clube do bilhão de visualizações no YouTube. No segmento do rock, ele se une aos seguintes:

  • Guns N’ Roses – “November Rain”
  • Linkin Park – “Numb”
  • Queen – “Bohemian Rhapsody”
  • Nirvana – “Smells Like Teen Spirit”
  • Guns N’ Roses – “Sweet Child O’Mine”
  • Linkin Park – “In the End”
  • Arctic Monkeys – “Do I Wanna Know”
  • 4 Non Blondes – “What’s Up”
  • The Cranberries – “Zombie”
  • System of a Down – “Chop Suey”
  • Metallica – “Nothing Else Matters”
  • Bon Jovi – “It’s My Life”
  • AC/DC – “Thunderstruck”
  • Evanescence – “Bring Me to Life”
  • Coldplay – “The Scientist”
  • Europe – “The Final Countdown”
  • R.E.M. – “Losing My Religion”
  • Audioslave – “Like a Stone”
  • The Police – “Every Breath You Take”
  • Harry Styles – “Sign of the Times”
  • Red Hot Chili Peppers – “Californication”

Próximos para o clube do bilhão do rock

Os próximos candidatos a atingirem o marco, conforme levantamento de IgorMiranda.com.br feito em janeiro, estão listados abaixo. Os números podem estar ligeiramente desatualizados.

  • No Doubt – “Don’t Speak” (964 milhões)
  • Hoobastank – “The Reason” (936 milhões)
  • AC/DC – “Back in Black” (913 milhões)
  • Bon Jovi – “Always” (905 milhões)
  • Evanescence – “My Immortal” (888 milhões)
  • The Verve – “Bitter Sweet Symphony” (878 milhões)
  • Disturbed – “The Sound of Silence” (874 milhões)
  • Survivor – “Eye of the Tiger” (857 milhões)
  • Toto – “Africa” (835 milhões)
  • Coldplay – “Yellow” (829 milhões)
  • Queen – “Don’t Stop Me Now” (809 milhões)
  • Coldplay – “Viva La Vida” (788 milhões)
  • Radiohead – “Creep” (761 milhões)
  • 3 Doors Down – “Here Without You” (757 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Paradise City” (752 milhões)
  • System of a Down – “Toxicity” (735 milhões)
  • Rod Stewart – “I Don’t Want To Talk About It” (734 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Patience” (727 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Don’t Cry” (720 milhões)
  • Bryan Adams – “Please Forgive Me” (709 milhões)
  • Green Day – “Boulevard of Broken Dreams” (693 milhões)
  • Gorillaz – “Feel Good Inc” (691 milhões)
  • Red Hot Chili Peppers – “Otherside” (672 milhões)
  • Extreme – “More Than Words” (659 milhões)
  • Aerosmith – “Crazy” (633 milhões)
  • Gorillaz – “Clint Eastwood” (617 milhões)
  • Linkin Park – “What I’ve Done” (587 milhões)

*Artistas do “clube do bilhão” considerados “híbridos”, que mesclam rock com outros gêneros (geralmente pop) de forma mais evidente – como Coldplay (em sua fase mais atual), Twenty One Pilots e A-ha, por exemplo –, não foram considerados neste levantamento.

**Todos os números consideram apenas vídeos veiculados em canais oficiais de seus respectivos artistas no YouTube.

Scorpions e “Wind of Change”

“Wind of Change” foi lançada no 11° álbum de estúdio do Scorpions, “Crazy World” (1990), e tem composição assinada pelo vocalista Klaus Meine. A inspiração surgiu em 1989, durante uma passagem da banda pela União Soviética para se apresentar no Moscow Music Peace Festival.

O evento, que também contou com Ozzy Osbourne, Bon Jovi e Mötley Crüe, foi realizado cerca de dois anos antes do Estado socialista, que contemplava Rússia e outros países, se dissolver e ceder ao sistema econômico do restante do mundo. A canção saiu no ano em que o país de origem do grupo, Alemanha, se reunificou com a queda do Muro de Berlim e foi divulgada como single em janeiro de 1991, meses após o fracasso de um golpe dos governantes locais para retomar o poder.

Dessa forma, “Wind of Change” se tornou icônica sobretudo na Europa, como uma espécie de “música-tema do fim da União Soviética”. A ideia da letra era expressar todo aquele sentimento de mudança sem entrar em questões políticas mais específicas.

Outra característica marcante da canção é o assobio de Meine, feito apenas para orientar a melodia. A gravadora queria que o som fosse retirado, pois “não iria funcionar para o público americano”. No entanto, o empresário Doc McGhee não deixou, afirmando que era uma parte importante da música.

Em shows do ano passado, como forma de apoiar a Ucrânia após as invasões russas, a banda alterou o verso inicial da letra para: “Now listen to my heart / It says Ukraine, waiting for the wind to change” (“Agora ouça meu coração / Ele diz Ucrânia, esperando pelo vento da mudança”).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasScorpions atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com “Wind of Change”
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades

Scorpions atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com “Wind of Change”

Hit do álbum "Crazy World" (1990) e símbolo musical do fim da União Soviética, canção é a primeira da banda a atingir marca

O videoclipe de “Wind of Change”, do Scorpions, atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. A banda conseguiu o feito, pela primeira vez em sua carreira, no último fim de semana.

Em publicação nas redes sociais, os músicos agradeceram aos fãs pelo feito.

“Que marco. Obrigado a todos os apoiadores do rock por assistirem.”

- Advertisement -

Dirigido por Wayne Isham, o clipe intercala imagens de arquivo de guerras e da época do Muro de Berlin com uma performance em preto e branco do grupo. Assista abaixo.

Agora, a faixa se junta ao chamado clube do bilhão de visualizações no YouTube. No segmento do rock, ele se une aos seguintes:

  • Guns N’ Roses – “November Rain”
  • Linkin Park – “Numb”
  • Queen – “Bohemian Rhapsody”
  • Nirvana – “Smells Like Teen Spirit”
  • Guns N’ Roses – “Sweet Child O’Mine”
  • Linkin Park – “In the End”
  • Arctic Monkeys – “Do I Wanna Know”
  • 4 Non Blondes – “What’s Up”
  • The Cranberries – “Zombie”
  • System of a Down – “Chop Suey”
  • Metallica – “Nothing Else Matters”
  • Bon Jovi – “It’s My Life”
  • AC/DC – “Thunderstruck”
  • Evanescence – “Bring Me to Life”
  • Coldplay – “The Scientist”
  • Europe – “The Final Countdown”
  • R.E.M. – “Losing My Religion”
  • Audioslave – “Like a Stone”
  • The Police – “Every Breath You Take”
  • Harry Styles – “Sign of the Times”
  • Red Hot Chili Peppers – “Californication”

Próximos para o clube do bilhão do rock

Os próximos candidatos a atingirem o marco, conforme levantamento de IgorMiranda.com.br feito em janeiro, estão listados abaixo. Os números podem estar ligeiramente desatualizados.

  • No Doubt – “Don’t Speak” (964 milhões)
  • Hoobastank – “The Reason” (936 milhões)
  • AC/DC – “Back in Black” (913 milhões)
  • Bon Jovi – “Always” (905 milhões)
  • Evanescence – “My Immortal” (888 milhões)
  • The Verve – “Bitter Sweet Symphony” (878 milhões)
  • Disturbed – “The Sound of Silence” (874 milhões)
  • Survivor – “Eye of the Tiger” (857 milhões)
  • Toto – “Africa” (835 milhões)
  • Coldplay – “Yellow” (829 milhões)
  • Queen – “Don’t Stop Me Now” (809 milhões)
  • Coldplay – “Viva La Vida” (788 milhões)
  • Radiohead – “Creep” (761 milhões)
  • 3 Doors Down – “Here Without You” (757 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Paradise City” (752 milhões)
  • System of a Down – “Toxicity” (735 milhões)
  • Rod Stewart – “I Don’t Want To Talk About It” (734 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Patience” (727 milhões)
  • Guns N’ Roses – “Don’t Cry” (720 milhões)
  • Bryan Adams – “Please Forgive Me” (709 milhões)
  • Green Day – “Boulevard of Broken Dreams” (693 milhões)
  • Gorillaz – “Feel Good Inc” (691 milhões)
  • Red Hot Chili Peppers – “Otherside” (672 milhões)
  • Extreme – “More Than Words” (659 milhões)
  • Aerosmith – “Crazy” (633 milhões)
  • Gorillaz – “Clint Eastwood” (617 milhões)
  • Linkin Park – “What I’ve Done” (587 milhões)

*Artistas do “clube do bilhão” considerados “híbridos”, que mesclam rock com outros gêneros (geralmente pop) de forma mais evidente – como Coldplay (em sua fase mais atual), Twenty One Pilots e A-ha, por exemplo –, não foram considerados neste levantamento.

**Todos os números consideram apenas vídeos veiculados em canais oficiais de seus respectivos artistas no YouTube.

Scorpions e “Wind of Change”

“Wind of Change” foi lançada no 11° álbum de estúdio do Scorpions, “Crazy World” (1990), e tem composição assinada pelo vocalista Klaus Meine. A inspiração surgiu em 1989, durante uma passagem da banda pela União Soviética para se apresentar no Moscow Music Peace Festival.

O evento, que também contou com Ozzy Osbourne, Bon Jovi e Mötley Crüe, foi realizado cerca de dois anos antes do Estado socialista, que contemplava Rússia e outros países, se dissolver e ceder ao sistema econômico do restante do mundo. A canção saiu no ano em que o país de origem do grupo, Alemanha, se reunificou com a queda do Muro de Berlim e foi divulgada como single em janeiro de 1991, meses após o fracasso de um golpe dos governantes locais para retomar o poder.

Dessa forma, “Wind of Change” se tornou icônica sobretudo na Europa, como uma espécie de “música-tema do fim da União Soviética”. A ideia da letra era expressar todo aquele sentimento de mudança sem entrar em questões políticas mais específicas.

Outra característica marcante da canção é o assobio de Meine, feito apenas para orientar a melodia. A gravadora queria que o som fosse retirado, pois “não iria funcionar para o público americano”. No entanto, o empresário Doc McGhee não deixou, afirmando que era uma parte importante da música.

Em shows do ano passado, como forma de apoiar a Ucrânia após as invasões russas, a banda alterou o verso inicial da letra para: “Now listen to my heart / It says Ukraine, waiting for the wind to change” (“Agora ouça meu coração / Ele diz Ucrânia, esperando pelo vento da mudança”).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasScorpions atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube com “Wind of Change”
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades