Uma das imagens recentes compartilhadas por Ozzy Osbourne nas redes sociais chamou a atenção de seus seguidores. A foto em preto e branco, presente na edição em vinil do álbum “Ozzmosis” (1995), não tem nada incomum – apenas o cantor de boca aberta, usando um de seus típicos óculos redondos. Mesmo assim, o Instagram marcou o registro como “informação falsa”.
Ao clicar na postagem, um aviso aparece na tela:
“A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação.”
Na seção de comentários, os usuários brincaram com a situação, afirmando que ele é o “verdadeiro Ozzy Osbourne”, e também tentaram entender o que aconteceu.
Confira abaixo as capturas de tela e a imagem em si.
Como a foto está em preto em branco, sem nenhuma legenda explicativa, algumas pessoas pensaram que o cantor havia morrido e, por isso, a plataforma pode ter marcado a publicação dessa forma. Outra possibilidade, relacionada ao link presente no “Verificador de fatos” da rede social, é que a imagem em questão seria semelhante a uma antiga foto de Osbourne, que circulava acompanhada de uma frase sobre armas nunca dita por ele.
“Se as armas matam pessoas, por que enviamos pessoas com armas quando elas vão para a guerra? Por que não enviamos só as armas?”, diz a declaração falsa, banida do Instagram.
Já no Twitter, o post apareceu normalmente. Por lá, os fãs focaram em desejar uma boa recuperação à Osbourne, que anunciou sua aposentadoria dos palcos devido a problemas de saúde.
Banimentos aleatórios
Os algoritmos de redes sociais têm histórico de restringir publicações que não apresentam qualquer problema. Os perfis de IgorMiranda.com.br tanto no Instagram quanto no Facebook já foram alvo de sanções após a simples postagem de conteúdos relacionados a capas de álbuns clássicos do rock, como “Kill ‘Em All” (Metallica), “Houses of the Holy” (Led Zeppelin) e “Balance” (Van Halen).
A sequência de publicações a seguir apresenta uma das situações descritas. Veja abaixo (clique em “Leia a conversa completa no Twitter” para conferir todas as mensagens).
Ozzy Osbourne no Grammy 2023
Ozzy Osbourne, junto de Brandi Carlile, dominou as categorias orientadas ao rock e metal no Grammy 2023. O Madman conquistou os prêmios de Melhor performance de metal (com a música “Degradation Rules”, que traz participação de Tony Iommi) e Melhor álbum de rock (com “Patient Number 9”).
O cantor não esteve presente na cerimônia para receber seus troféus. O produtor do álbum “Patient Number 9”, Andrew Watt, e o baixista Robert Trujillo, que participa das gravações, receberam as homenagens em seu lugar.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.