Não adianta fugir, por mais que até mesmo alguns fãs tenham criado certa resistência, “Sweet Child O’ Mine” é o principal cartão de visitas do Guns N’ Roses fora da bolha do rock. A música é facilmente reconhecida até por leigos no assunto, por conta de suas características mais do que marcantes.
Uma delas é o riff que dá início à faixa. Por muito tempo, a história que se popularizou é a de que ele havia sido criado durante um aquecimento antes de um ensaio.
Agora Slash, criador da frase guitarrística, esclareceu a realidade durante aparição no The Eddie Trunk Podcast (transcrita pelo Loudwire).
“É uma daquelas situações em que alguém cria a história e todos saem falando. A verdade é que eu estava sentado na casa onde o Guns morava em um ponto em 1986 e acabei inventando esse momento. Era só eu brincando e juntando notas como qualquer riff que você cria. Você fica tipo: ‘isso é legal’, então coloca a terceira nota e encontra uma melodia assim. Foi um riff de verdade, não um exercício de aquecimento.”
Slash e o constrangimento
Em 2014, Slash confessou à rádio WEBN que a canção não está entre seus momentos de orgulho na carreira.
“Não a odeio, mas também não gosto tanto. O riff eu amo, mas a música… Sabe, o Guns N’ Roses sempre foi hard rock com atitude. Quando fazíamos baladas, eram mais voltadas ao blues. Mas esta era agitada, uma das coisas mais bobas que você pode compor.”
Já em fevereiro deste ano, o guitarrista revelou à Absolute Radio Classic Rock (transcrita pelo jornal britânico Metro) se sentir constrangido quando ela começa a tocar em algum lugar que esteja com outras pessoas.
“Se estou em um ambiente e ‘Sweet Child O’ Mine’ começa a tocar, fico constrangido. É uma situação estranha. Ainda me empolgo quando ouço algo meu no rádio, mas em um local público fico paralisado. É como se jogassem uma luz sobre você, me sinto totalmente vulnerável mesmo que não estejam me olhando.”
Guns N’ Roses e “Sweet Child O’ Mine”
Terceiro single lançado para divulgar o álbum “Appetite for Destruction”, “Sweet Child O’ Mine” é a única música da carreira do Guns N’ Roses a atingir o número 1 na parada americana. Também chegou ao sexto lugar no chart britânico.
No Brasil, fez parte da trilha da novela “O Sexo dos Anjos”, exibida pela Rede Globo no horário de seis da tarde entre setembro de 1989 e março de 1990.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.