Roger Waters é um compositor referencial para todas as gerações posteriores ao seu sucesso com o Pink Floyd. Conseguiu elaborar temáticas complexas, polêmicas e reflexivas sem deixar de cair no gosto popular.
Como todo artista, ele também possui suas referências. Em entrevista de 2015, ao jornal israelense Haaretz (via Far Out Magazine), o músico enumerou 5 nomes que considera acima de todos.
“Há certos compositores cujos nomes você pode simplesmente pegar no ar. John Lennon é importante, assim como Paul McCartney. Assim como Neil Young, Bob Dylan e John Prine. Quem mais? Não há muitos artistas de rock ‘n’ roll que eu ouviria ou me importaria.”
Roger Waters e os Beatles
Não foi a primeira vez que Waters exaltou os Beatles. Anteriormente, o Fab Four já havia sido citado à rádio americana KLCS (resgate do site Far Out Magazine).
“Aprendi com John Lennon, Paul McCartney e George Harrison que não há problema em escrevermos sobre nossas vidas e o que sentimos – e nos expressarmos. Que poderíamos ser artistas livres e que havia um valor nessa liberdade. E houve.”
Neil Young e “Helpless”
Já em participação no programa Desert Island Discs, da BBC, Roger citou “Helpless”, de Neil Young, como a canção sem a qual não poderia viver.
“Há uma honestidade e uma verdade em tudo o que ele fez. Você sente a integridade e a paixão do homem. Sinto os cabelos da minha nuca se arrepiando agora lembrando a pureza com que ele atinge as primeiras notas dessa música. É extraordinariamente comovente e eloquente.”
“This is Not a Drill”
Em outubro Roger Waters finalizou a parte norte-americana da “This is Not a Drill”, sua nova turnê. A perna europeia terá início em março de 2023, se estendendo até o mês de junho.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.