O vocalista e guitarrista Kim Simmonds, membro fundador do Savoy Brown, morreu na última terça-feira (13), 8 dias após completar 75 anos. Em agosto ele havia anunciado estar com um câncer colorretal em estágio 4.
A informação foi confirmada pela banda em um post nas redes sociais. Simmonds foi o único músico a participar de todas as formações, tendo sido um dos fundadores do grupo no ano de 1965. Disse a nota:
“Um dos últimos pedidos de Kim foi para agradecermos a todos os fãs do Savoy Brown. O apoio de vocês foi e sempre será apreciado imensamente.”
Kim Simmonds e Savoy Brown
Nascido no País de Gales, Kim Simmonds aprendeu a tocar guitarra com os discos de blues do irmão mais velho. A seguir, se mudou para Londres, onde assistiu a shows que o influenciaram a se profissionalizar, de nomes como Fats Domino, Bo Diddley e Rolling Stones.
A Savoy Bron Blues Band – nome posteriormente encurtado – se destacou abrindo para nomes como Cream e John Lee Hooker. Posteriormente, alcançou sucesso na América do Norte, onde emplacou singles como “I’m Tired”, “Tell Mama” e “Run to Me”.
O álbum mais recente do Savoy Brown foi “Taking the Blues Back Home”, de 2020. Também lançou 5 álbuns solo, com o último sendo “Jazzin’ on the Blues”, disponibilizado em 2015. De acordo com informações oficiais, Kim deixou material inédito gravado para futuros lançamentos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
LAMENTO MUITISSIMO A MORTE DESTE VERDADEIRO BLUES MAN. TENHO 5 DISCOS DA SAVOY BROWN E TODOS SÃO BONS, DESDE A FASE EM QUE O VOCALISTA CHRIS YOULDEN E O PESSOAL QUE FORMARIA A BANDA FOGHAT ESTEVE A BORDO, COMO NA FASE SEGUINTE, EM QUE DAVE WALKER ASSUMIU OS VOCAIS. EM AMBAS FASES, ASSIM COMO NAS DEMAIS, A GUITARRA E AS COMPOSIÇÕES DE SIMMONDS SÃO MARCANTES. GRAVOU DISCOS ATÉ O FIM DE SEUS DIAS. ADMIREI-O MUITO E QUE REST IN PEACE.