Na segunda metade dos anos 1990, Joe Bonamassa participou de uma audição para o UFO, que buscava um substituto para Michael Schenker. A escolha acabou recaindo sobre Vinnie Moore, até hoje com o grupo.
Porém, a experiência acabou sendo positiva para o então novato, que partiu para uma carreira solo estrelada, além de conhecer uma nova influência através da banda, como revelou à Guitar Player ano passado – em resgate do Rock Celebrities.
“Conheci o som de Paul Kossoff, guitarrista do Free, graças ao saudoso e grande Pete Way, baixista do UFO. Ele foi muito gentil e mantivemos a amizade, mesmo eu não tendo conquistado a vaga. No dia do teste, ele disse que meu vibrato lembrava o de Paul Kossoff. Então perguntei: ‘O que é um Paul Kossoff?’. Ele respondeu: ‘Nunca ouviu falar do Free? Com Paul Rodgers, Simon Kirke e Andy Fraser?’. Disse que não. Então, Pete gravou uma fita com suas músicas preferidas deles. Lembro que a primeira era ‘Walk In My Shadows’.”
Joe Bonamassa, Pete Way e UFO
Desde 2000, Joe Bonamassa lançou 15 álbuns solo. 11 deles chegaram ao topo da parada de blues da Billboard. Também tocou no supergrupo Black Country Communion, com Glenn Hughes, Derek Sherinian e Jason Bonham. Ainda possui trabalhos com Beth Hart, Rock Candy Funk Party e Sleep Eazys.
Pete Way morreu dia 14 de agosto de 2020, aos 69 anos, dois meses após sofrer um acidente que o deixou com ferimentos críticos. O UFO realizava sua turnê de despedida quando a pandemia interrompeu os planos. Os shows serão retomados no segundo semestre, com a derradeira apresentação ocorrendo dia 29 de outubro em Atenas, Grécia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.