Nascido em San Francisco, Califórnia, Jerry Garcia se consagrou como líder do The Grateful Dead, banda que existiu entre 1965 e 1995 e formou uma base de verdadeiros cultuadores, conhecida como Deadheads. Até hoje os membros realizam tributos oficiais à sua história.
Porém, um dos principais colegas do músico revelou que essa glorificação sempre o incomodou. O guitarrista Bob Weir comentou sobre o assunto em entrevista ao Washington Post.
“O endeusamento que alguns fãs criaram para com a figura de Jerry foi, basicamente, o que o matou. Ele se sentia enojado com isso e não tiro sua razão.”
Weir também destacou que não gostaria de passar pela mesma experiência.
“Jamais gostaria que acontecesse comigo, pois vi onde acaba levando. Aprendi a lição da pior maneira, perdendo um amigo.”
Sobre Jerry Garcia
Multi-instrumentista, Jerry Garcia se sobressaiu pela capacidade de sustentar longas jams. Considerava a ação uma maneira de explorar além das possibilidades de uma música já composta.
Além de seu grupo principal, lançou uma série de trabalhos com a Jerry Garcia Band, além de discos em parceria com nomes como Howard Walers, Merl Saunders, David Grisman e John Kahn. Ainda participou de álbuns de Bob Dylan, Jefferson Airplane, David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash e Tom Fogerty, entre outros.
Morreu no dia 9 de agosto de 1995, vítima de um ataque cardíaco em uma clínica de reabilitação em Forest Knolls, Califórnia, onde estava internado.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.