Céline Dion anuncia estar com rara doença neurológica

Diagnóstico de síndrome da pessoa rígida fez com que cantora cancelasse parte de seus shows e adiasse outros compromissos

A cantora Céline Dion anunciou por meio de suas redes sociais ter sido diagnosticada com síndrome de stiff-person ou síndrome da pessoa rígida (SPR), uma rara doença neurológica que não tem cura. O avanço do problema de saúde fez com que ela adiasse ou cancelasse uma série de shows na Europa.

Em comunicado nas redes sociais, a artista de 54 anos disse sofrer com problemas de saúde “há muito tempo” e se desculpou por não ter revelado a condição anteriormente. A voz de “My Heart Will Go On” e outros hits destacou que ainda é difícil para ela falar sobre o assunto.

“Recentemente, fui diagnosticada com uma condição neurológica muito rara chamada síndrome da pessoa rígida, que afeta cerca de uma em um milhão de pessoas. Enquanto ainda estamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que é isso que está causando todos os espasmos que tenho tido.”

- Advertisement -

A cantora ainda comentou que os espasmos afetam todosos aspectos de sua vida diária.

“Às vezes causam dificuldades ao andar e não me permitem usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que estou acostumada.”

Apesar disso, ela se mostrou motivada a tratar o problema de saúde, destacando a equipe médica que a tem auxiliado, além da família.

“Tudo o que sei é cantar. É o que tenho feito toda a minha vida. E é o que mais amo fazer. Estou trabalhando duro com meu terapeuta de medicina esportiva todos os dias para recuperar minha força e minha capacidade de desempenho novamente. Mas tenho que admitir, tem sido uma luta.”

Os compromissos de Céline Dion

Por fim, Céline Dion chegou a chorar ao dizer que focaria em sua saúde em vez de excursionar. Por causa de sua condição, a turnê de primavera (outono no hemisfério sul) de 2023 foi remarcada para 2024. Já oito de seus shows de verão (inverno no hemisfério sul) em 2023 – previamente agendados de 31 de maio a 17 de julho de 2023 – foram cancelados. Os compromissos já haviam sido adiados anteriormente em função da pandemia e depois por motivos de saúde até então não especificados.

“Para eu entrar em contato com você novamente, não tenho escolha a não ser me concentrar na minha saúde neste momento”. E tenho esperança de estar no caminho da recuperação. Este é o meu foco e estou fazendo tudo o que posso para me recuperar. Quero agradecer muito por suas mensagens encorajadoras de amor e apoio em minhas redes sociais. Isto significa muito para mim. Cuidem-se. Fiquem bem. Eu amo muito vocês e espero muito poder vê-los novamente em breve.”

https://www.instagram.com/p/Cl5xJY1AjAO/

A síndrome da pessoa rígida

De acordo com o site Tua Saúde:

“Na síndrome da pessoa rígida o indivíduo apresenta intensa rigidez que pode se manifestar em todo corpo ou apenas nas pernas, por exemplo. Quando estas são afetadas, a pessoa pode andar como um soldado porque não consegue movimentar muito bem seus músculos e articulações. Os sintomas da síndrome da pessoa rígida são graves e incluem espasmos musculares contínuos que consistem em pequenas contraturas em determinados músculos sem que a pessoa consiga controlar, e rigidez acentuada nos músculos que pode causar ruptura das fibras musculares, luxações e fraturas ósseas.”

Embora não tenha cura, a SPR pode ser tratada com remédios que ajudam a controlar os sintomas.

Leia também:  Conception anuncia adiamento de shows no Brasil

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasCéline Dion anuncia estar com rara doença neurológica
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades