A IFPI (International Federation of the Phonographic Industry) publicou o estudo “Engaging With Music 2022”, que oferece um panorama do ouvinte comum e seus hábitos relacionados à música no último ano.
De cara uma surpresa positiva: o aumento de horas semanais dedicadas à atividade, que passou de 18,4 para 20,1. Traçando um parâmetro com a duração média de uma canção, seria o equivalente a 34 faixas de 3 minutos a mais.
O relatório – que coletou respostas de mais de 44 mil pessoas em 22 países – também descobriu que 46% dos fãs escolhem serviços de música por assinatura paga, embora mais de três quartos dos entrevistados tenham dito que gostam de música em vários formatos, incluindo streamings de áudio e vídeo, rádio, televisão, filmes e jogos.
Presidente-executivo da IFPI, Frances Moore destacou ao NME:
“O Engaging With Music deste ano oferece uma imagem fascinante de como os fãs de todo o mundo ouvem e se envolvem com a música. Ele mostra os resultados da parceria das gravadoras com os artistas e seu trabalho para aproveitar as novas tecnologias para conectar o público com suas faixas favoritas de ainda mais maneiras.”
Música, bem-estar e redes sociais
O estudo também concluiu que a música continua a ser parte integrante do bem-estar das pessoas, com 69% respondendo que ela é importante para a saúde mental e para o exercício físico.
As descobertas também enfatizaram que a música é fundamental para o envolvimento com aplicativos como o TikTok, com 63% de todo o tempo gasto em vídeos nos quais a música desempenha um papel central.
O relatório também constatou que, embora o rádio continue a ser uma escolha popular para as pessoas ouvirem música, quase um em cada três entrevistados usava métodos não autorizados ou não licenciados para ouvir ou baixar faixas.
Mais de 500 gêneros diferentes foram identificados por pelo menos um entrevistado, incluindo fenômenos locais como sertanejo, samba, disco-polo e Dangdut, além de gêneros populares internacionalmente como hip-hop, rock e pop.
O estudo completo (em inglês) pode ser lido aqui.
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