Uma cartunista brasileira apontou semelhanças bastante significativas entre a série “1899”, lançada recentemente pela Netflix, e a HQ “Black Silence”, publicada por ela em 2016. Em seu perfil no Twitter, Mary Cagnin apontou várias semelhanças na história e em elementos visuais que tornam as duas histórias praticamente a mesma, no que seria um caso de plágio bastante notável.
A série tem como enredo um navio transportando imigrantes para os Estados Unidos, onde coisas estranhas acontecem. Esse é exatamente o mesmo tema da HQ brasileira. Os autores de “1899” são os mesmos de “Dark”, seriado alemão que também fez sucesso da Netflix.
“Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas.”
A autora brasileira acredita que o plágio pode ter se originado de uma apresentação em uma feira do livro da qual ela participou na Suécia, em 2017. Na ocasião, ela distribuiu exemplares da HQ para editores e pessoas presentes, incluindo a versão traduzida para o inglês.
De acordo com Cagnin, isso aumentaria a chance de que algum dos produtores da série tivesse contato com a obra dela.
Veja a seguir (e clique em “Leia a conversa completa no Twitter” para conferir toda a comparação).
Criador de “1899” responde
Baran bo Odar, um dos criadores de “1899”, comentou o assunto em uma postagem no Instagram. Ele negou ter copiado o trabalho de Mary Cagnin.
“Infelizmente, não conhecemos esta artista, seu trabalho ou seus quadrinhos. Nós nunca roubaríamos o trabalho de outra artista, pois sentimos que somos artistas também. Entramos em contato com ela, então espero que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho, e peço por mais amor ao invés de ódio.”
Enquanto isso, a Netflix é a única a permanecer em silêncio sobre as acusações.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.