Em suas redes oficiais, o Sonic Youth manifestou apoio ao candidato à presidência brasileira Luiz Inácio Lula da Silva, além do aspirante ao governo de São Paulo, Fernando Haddad. Ambos disputam o segundo turno das eleições no próximo domingo (30).
A imagem feita pela cartunista Magô Pool adapta a capa de “Goo”, sexto álbum do grupo americano, disponibilizado em 1990. Na arte, ainda consta as frases:
“Sem medo de ser feliz. Quero ver brilhar a nossa estrela. Lula lá e Haddad aqui…”
A banda complementou dizendo:
“Apoiamos Lula e Haddad para ajudar o Brasil a ter dias melhores.”
Thurston Moore e Sonic Youth
Ano passado o vocalista e guitarrista Thurston Moore já havia declarado publicamente o apoio a Lula no próximo pleito eleitoral. O músico e membro fundador do grupo não é muito bem visto entre aqueles que acham que política e música não devem se misturar. Suas posições sempre foram declaradas.
Em novembro de 2019, assinou carta junto de outras figuras públicas apoiando o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, nas eleições gerais do Reino Unido. O documento o descrevia como “um farol de esperança na luta contra o nacionalismo emergente de extrema-direita, xenofobia e racismo em grande parte do mundo democrático”.
Já em 2020, usou seu Twitter para declarar apoio ao atual presidente americano Joe Biden, mesmo tendo ressalvas a algumas de suas posturas.
“Votarei nos democratas para tirar os neofascistas republicanos Trump e Pence do poder. Não se trata de Biden contra Trump. Sou EU contra Trump.”
Ícone da cultura alternativa, o Sonic Youth existiu entre 1981 e 2011. Os últimos shows da banda ocorreram no Brasil, logo após da separação de Thurston e Kim Gordon, baixista, guitarrista e vocalista.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.