Desde a entrada do vocalista Todd La Torre, o Queensrÿche resolveu aceitar que a maioria dos fãs gostaria de ver a banda retomando uma sonoridade próxima do metal.
As experimentações da reta final com Geoff Tate no microfone principal fugiam demais daquilo que caracterizou o grupo em seus melhores dias. Sendo assim, a opção por jogar na bola de segurança se pagou com três bons discos, que traziam referências ao que o quinteto de Seattle sabia fazer de melhor, embora não soassem como meras cópias.
“Digital Noise Alliance” traz duas novidades à formação. A principal é a efetivação de Casey Grillo como baterista em estúdio. No anterior, “The Verdict”, La Torre havia sido responsável pelo instrumento em substituião a Scott Rockenfield. Além disso, o guitarrista Mike Stone, que regressou substituindo Parker Lundgren, toca em algumas faixas do tracklist. Porém, sua participação nem acaba fazendo diferença, já que Michael Wilton é o responsável por compor todas as partes.
Estruturalmente, o álbum não foge do que tem sido feito na última década. Há generosas doses metálicas prontas para impedir qualquer reclamação dos adeptos dos primórdios – embora sempre seja importante pontuar que o Queensrÿche não se repetia em seu auge, bastando uma simples comparação entre “The Warning”, “Rage for Order”, “Operation: Mindcrime” e “Empire”, trabalhos bem diferentes entre si.
Destaques individuais vão para a abertura com a dobradinha “In Extremis” e “Chapters”, músicas densas e melódicas, assim como a boa “Out of the Black”. O lado prog se manifesta em passagens como “Nocturnal Light”, que remete ao muitas vezes incompreendido álbum “Promised Land”. A pisada na bola fica por conta de “Forest”, tentativa sem sucesso de replicar baladas históricas de outrora.
Em linhas gerais, “Digital Noise Alliance” se mostra uma boa adição à discografia do Queensrÿche. Não irá converter os descrentes, mas fideliza o consumidor tradicional – com o perdão do linguajar técnico. “Condition Hüman” (2015) ainda é o melhor da fase Todd La Torre, mas todos conservam uma regularidade no aspecto qualidade. Algo bom, considerando a verdadeira montanha russa que costumava ser o trabalho do quinteto décadas atrás.
Ouça “Digital Noise Alliance” a seguir, via Spotify.
O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!
Queensrÿche – “Digital Noise Alliance”
- In Extremis
- Chapters
- Lost in Sorrow
- Sicdeth
- Behind the Walls
- Nocturnal Light
- Out of the Black
- Forest
- Realms
- Hold On
- Tormentum
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.