Depois de passar por Porto Alegre, Curitiba e Ribeirão Preto, o Hanson trouxe a turnê Red Green Blue 2022 para São Paulo. O show aconteceu no último sábado (15), no Espaço Unimed, antigo Espaço das Américas. No Brasil, as apresentações da banda seguiram ainda para Uberlândia, Brasília e Rio de Janeiro, respectivamente nos dias 16, 19 e 21.
Além de celebrarem os 30 anos da banda, os irmãos Clarke Isaac Hanson (guitarra, baixo, piano e vocal), Jordan Taylor Hanson (piano, percussão e vocal) e Zachary Walker Hanson (bateria, piano e vocal) promovem o álbum “Red Green Blue”. Lançado no último mês de maio, o disco é como a junção de três projetos solo dos integrantes, com cada irmão compondo e produzindo um terço da obra (“Red” é de Taylor, “Green” representa Isaac e “Blue” tem autoria de Zac).
Com a casa cheia, mas não lotada a ponto de esgotar a capacidade máxima de 8 mil pessoas da casa de shows, o grupo reuniu um público majoritariamente feminino. Muitas fãs levaram namorados, maridos e filhos para curtir junto.
*Fotos de Jeff Marques / @mulekedoidomemo
Começa o som
Sem banda de abertura, a discotecagem da apresentação ficou por conta da casa de eventos. A tracklist foi composta por clássicos do rock, desde Joan Jett, Queen a Nirvana. Pontualmente às 21h, o Hanson subiu ao palco.
Com um cenário simples e sem grandes efeitos visuais, o show contou com uma bandeira ilustrativa da capa do álbum “Red Green Blue” ao fundo, com luzes intercalando suas cores temáticas. A abordagem minimalista faz sentido, já que a ideia era destacar o talento musical de seus integrantes – meta atingida com sucesso, como falaremos mais adiante.
A abertura ficou por conta da roqueira “Fired Up”, recebida aos gritos e palmas da plateia. Na sequência, vieram os hits “Where’s the Love” e “A Minute Without You”. Já no começo da apresentação pôde-se perceber a musicalidade mais madura da banda. Chama atenção ainda o tom menos agudo da voz de Taylor – o que é esperado, visto que a voz acompanha o desenvolvimento natural do organismo.
Entre hits e novidades
O repertório do Hanson ficou marcado pelo trânsito entre antigas músicas já conhecidas do público e novidades dos álbuns mais recentes. “Against the World”, do álbum de mesmo título lançado em 2021, não empolgou tanto os presentes, mas a energia logo foi recuperada com “Thinking of you” e Taylor “soltando os pulmões” na gaita. Os fãs acompanharam em coro e, como de praxe nos shows atuais, registraram tudo em seus celulares. Em “If Only”, a banda conquistou totalmente a plateia, que pulou e vibrou muito.
O clima de aceitação foi aproveitado pela banda – e preservado pelo público – na performance do single “Don’t Let Me Down”, novo rock composto por Zac para o “Red Green Blue”. Já em “Been There Before”, Taylor deixou os fãs cantarem o refrão, num momento que não apenas gera interação como também permite poupar um pouco da voz.
Depois de conversar um pouco com a plateia e agradecê-los pela presença, o vocalista anuncia a emotiva “Child at Heart”, composta e produzida por ele para o novo álbum. A apresentação foi bem fiel à versão de estúdio e o público estava com a letra na ponta da língua. Apesar do som estar um pouco mais alto nessa hora, a qualidade da performance foi mantida.
Solos e novos arranjos
O repertório seguiu com os singles “Weird” e “Go” para, então, dar início à fase de solos e performances acústicas que destacou ainda mais o lado criativo dos músicos. Para começar, Zac foi para o teclado e performou sozinho “Broken Angel”. Em seguida, o trio fez uma versão acústica de “Madeline”, faixa que não havia entrado nos setlists dos outros shows no Brasil.
Chegou então a vez do solo de Isaac, com mais uma surpresa para o repertório paulistano: “For your love”, com pedidos do músico para a plateia cantar junto. Dessa vez, quem registrou o momento pelo celular foi Zac. O centro das atenções continuou na musicalidade de Isaac, que aproveitou para anunciar um dos singles do álbum “Red Green Blue”, a country “Write You a Song” – segundo ele, composta para sua filha.
Jogo de cores
Com luzes verdes no palco, o Hanson tocou o hit “Penny & me”, seguida de “This Time Around”, representada visualmente por luzes vermelhas. Além das palmas e celulares ao alto, a canção fez as mães presentes dançarem muito com suas crianças, mantendo o clima “good vibes” do show.
Na sequência, o Hanson trouxe “Can’t Stop”, com direito a uma parte em ritmo de salsa. Os irmãos aproveitaram o momento para fazer uma “jam” e apresentar outra canção do “Red Green Blue”, também exclusiva do setlist de São Paulo: “Cold as Ice”, cantada por Isaac, com direito a tambores e solo de Andrew Perusi, baixista que acompanhou a banda.
Save Me
O trio voltou para os hits com “Thinking ‘Bout Something” e a tão esperada “Save Me”, na versão solo de Taylor, ao piano. Há um fenômeno curioso envolvendo esta última: ela é “queridinha” dos brasileiros por ter feito parte da trilha sonora da novela “Laços de Família” (2000), mas só foi lançada como single aqui e no Reino Unido, nem fez sucesso em outros países. Desta forma, só é presença garantida no repertório durante shows no Brasil.
Para emocionar ainda mais os fãs, o grupo emendou outro grande sucesso: “I Will Come to You”. O coro dos fãs era tão alto que mal se conseguia ouvir a própria banda. Na sequência, dois dos irmãos inverteram os lugares: Taylor foi para a bateria e Zac veio para os teclados para trazer mais uma surpresa para o setlist de São Paulo, “Juliet”. De volta aos postos oficiais, performaram “Only Love”, faixa do álbum “Against the World” bem recebida pelo público.
Momentos finais
Próximo da conclusão do show, o Hanson seguiu com os singles “I Was Born” e seu maior hit, “MMMBop”. Nesta última ficou ainda mais evidente o tom mais grave da voz de Taylor quando se comparado ao início da carreira – fato natural e que não diminui a competência do cantor, que ainda era um adolescente quando ficou mundialmente famoso.
O encerramento do set regular ficou a cargo de “Get the Girl Back”, que contou o emocionante momento em que Taylor pegou de uma fã a bandeira do Brasil e a colocou em seu teclado.
Após um breve intervalo, a banda retornou ao palco para o bis, embalado pela simbólica “I Don’t Wanna Go Home” e “Lost Without Each Other”. Ao fim, os irmãos agradeceram e tiraram a clássica foto do palco, com a plateia de fundo.
Durante cerca de duas horas e meia de show, o Hanson mesclou seu repertório atual com os grandes sucessos que marcaram sua carreira. A atmosfera foi dançante e o público curtiu muito do início ao fim.
A apresentação explorou bem os talentos musicais de cada integrante, deixando claro que a banda seguiu um caminho mais maduro em termos musicais. A proposta segue pop rock, mas com diversos outros elementos que “temperam” sua sonoridade, com direito a influência de gêneros como blues e country. Não é toda banda que sobrevive por 30 anos no meio artístico e isso se justifica quando se vê os irmãos no palco.
*Fotos de Jeff Marques / @mulekedoidomemo
Hanson – ao vivo em São Paulo
- Local: Espaço Unimed
- Data: 15 de outubro de 2022
- Turnê: Red Green Blue 2022
Repertório:
- Fired Up
- Where’s The Love
- A Minute Without You
- Against the World
- Thinking of You
- If Only
- Don’t Let Me Down
- Been There Before
- Child At Heart
- Weird
- Go
- Broken Angel (Solo Zac)
- Madeline (Acústico)
- For your love (Isaac solo)
- Write You a Song
- Penny & Me
- This Time Around
- Can’t Stop
- Cold as Ice jam
- Thinking ‘Bout Somethin’
- Save Me (Taylor solo – capela)
- I Will Come To You
- Juliet
- Only love
- I Was Born
- MMMBop
- Get the Girl Back
Bis:
- I Don’t Wanna Go Home
- Lost Without Each Other
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.