Gerald Potterton, animador dos Beatles e de “Heavy Metal”, morre aos 91 anos

Nascido na Inglaterra e estabelecido no Canadá, artista atuou em diferentes mídias durante a carreira

O animador Gerald Potterton morreu na última terça-feira (23) aos 91 anos. A causa não foi revelada.

Nascido na Inglaterra e estabelecido no Canadá desde a década de 1950, ele dirigiu o clássico cult “Heavy Metal – Universo em Fantasia”, de 1981. Também integrou a equipe que trabalhou em “Yellow Submarine”, lendário desenho dos Beatles lançado em 1968.

- Advertisement -

Fora da música, foi indicado a três Oscars pelos curtas “My Financial Career” (1962), “Christmas Cracker” (1963) e “The Selfish Giant” (1972). Também escreveu e dirigiu a série The Smoggies, entre 1988 e 1991.

No formato live-action, produziu “The Railrodder” (1965), filme que se tornou um dos últimos sucessos do ator Buster Keaton, astro da era do cinema mudo. A película foi premiada no Festival de Berlim, na Alemanha.

Recentemente, Gerald Potterton trabalhava visando angariar fundos online para um documentário sobre sua obra. “The Flying Animator” sofreu atrasos por conta da pandemia, mas seguia em produção, de acordo com mensagem publicada pelo próprio em novembro do ano passado.

Potterton também trabalhou em livros infantis e musicais como “The Boy Friend”, de Sandy Wilson. Era membro distinto da Real Academia Canadense de Artes, além de ter sido vice-presidente da Associação Internacional de Filmes de Animação.

Leia também:  Com David Ellefson, Dieth adia shows no Brasil para 2025

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGerald Potterton, animador dos Beatles e de “Heavy Metal”, morre aos 91...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades