Música nova está perdendo sua popularidade nos Estados Unidos, segundo um relatório da Luminate, empresa de monitoria de mercado que abastece dados para a Billboard, publicado na Music Business Worldwide.
O levantamento aponta que o consumo geral de música considerada atual – ou seja, lançada nos últimos 18 meses anteriores à sua compra ou consumo em streaming – diminuiu numa porcentagem de 1,4% comparado a 2021.
Essa queda vai contra a tendência de mercado para o consumo de música em geral, que cresceu 9,3% relacionada ao mesmo período do ano passado. Nas contas da Luminate, isso significa um aumento de 14% na popularidade de títulos de catálogo, que corresponde a músicas lançadas mais de 18 meses antes de serem compradas ou consumidas em streaming.
Músicas novas cada vez menos populares
A popularidade de música nova segue um padrão de queda desde o ano passado. O estudo feito pela Luminate em 2021 apontava uma redução de 3,7% nos números de consumo comparados a 2020.
Existem muitas razões que podem explicar essa redução na popularidade, desde a pandemia reduzindo oportunidades de promover novos artistas e inviabilizando turnês, quanto a falta de álbuns com apelo abrangente dominando a cultura mainstream.
Enquanto isso, artistas mais estabelecidos tem visto uma ressurreição em sua popularidade graças ao uso de suas canções em filmes e séries, como foi o caso de Kate Bush e Metallica em “Stranger Things”.
Por mais que o relatório da Luminate seja preocupante, existe a esperança dessa redução na popularidade de música nova ser apenas uma consequência temporária da pandemia. Tomara.
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¨Enquanto isso, artistas mais estabelecidos tem visto uma ressurreição em sua popularidade graças ao uso de suas canções em filmes e séries, como foi o caso de Kate Bush e Metallica em “Stranger Things”.¨Acredito que as pessoas ão movidos ao Modismo, Hype e a coisas do cinema e seriados, porque essas músicas já existiam à muito tempo, precisa ter alguma coisa do entretenimento para alavancar essas músicas???? isso só mostra o quanto as pessoas são facilmente incentivada ao modismo do momento!!!! Conheço pessoa que só escutam músicas vendo vídeo no Youtube e a maioria não tem paciência em escutar uma música inteira, quanto mais um álbum na íntegra!!!! Essa é a geração atual, com vasta tecnologia e ainda por cima reclamam muito!!!! Vivemos em uma época de modismo, lançamento e tal…se morre um cantor fulano a popularidade dele no streaming ou sei lá o que cresce, fato e de pois passa!!!! Essa é a realidade atual, a palavra modismo que é usada muito e as vezes e muitas vezes se junta ao termo popular!!!! Acredito que existem mais fatores para determinar o que as pessoas escutam ou deixam de escutar!!!! Particularmente prefiro muita coisa antiga muito antes de existir a internet, que…vem tudo fácil para as pessoas verem um clipe ou ouvir determinada banda. Antigamente vc dependia muito da rádio, MTV e das lojas de CDS e fita cassete…hoje em dia tá tudo na nuvem, a questão mesmo é como seria ouvir música hoje em dia sem a internet e Redes sociais????valeu!!!!
Sobre o texto, acho simplesmente que as pessoas, principalmente os jovens, que tem a capacidade de absorver produtos de/com conteúdo, encontra nas músicas “antigas” a qualidade sonora, musical e de composição (letras) muito melhores das que são feitas hoje. Tanto que o vinil, que foi é a “expressão máxima” da música “antiga”, está voltando com força total. Então, o que realmente interessa e se estabelece é a quantidade e não o modismo e a falsa idéia de modernidade.
Mas como disse o autor: tomara que a música “nova” volte a crescer, mas que volte com qualidade, por favor.