Monty Norman, compositor da música-tema de James Bond, morre aos 94 anos

Músico londrino sucumbiu a período curto de doença não especificada, segundo a família

Morreu aos 94 anos o músico Monty Norman. Sua obra mais conhecida é o icônico tema da franquia de filmes de James Bond, composta em 1962 e utilizada em vários longas da saga 007.

O falecimento foi confirmado pela família de Norman em comunicado à BBC. A causa não foi revelada. Sabe-se apenas que ele veio a óbito após um breve período de doença.

- Advertisement -

Nascido em 4 de abril de 1928 em Londres, na Inglaterra, Monty Norman começou sua carreira musical nos anos 1950, como cantor de big bands de jazz. Na década seguinte, passou a trabalhar como compositor, criando obras para Cliff Richard, Tommy Steele, Count Basie e Bob Hope, além de programas de TV e musicais.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA

Ao trabalhar para um de seus programas menos conhecidos, “Belle”, o músico desenvolveu relação com Albert “Cubby” Broccoli, que o convocou para conceber a trilha sonora do primeiro filme da franquia James Bond, “007 contra o Satânico Dr. No”. Ao idealizar a música-tema, alterou uma de suas obras, “Good Sign, Bad Sign”, feita para um musical anterior.

Deu certo, especialmente, porque Norman captou a essência do filme. Ele próprio descreve que, com a música, queria resumir “a sensualidade, o mistério e a crueldade” de James Bond em poucas notas. A gravação da faixa foi conduzida pelo arranjador John Barry.

O tema clássico de James Bond foi utilizado em praticamente todos os filmes da franquia. A única exceção é o reboot “007: Cassino Royale” de 2006.

Leia também:  A reação de Michael Douglas a ter virado sinônimo de droga no Brasil

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMonty Norman, compositor da música-tema de James Bond, morre aos 94 anos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades