Como John Lennon defendia a polêmica música “Woman is the N****r of the World”

Logo no título, faixa lançada pela Plastic Ono Band fazia uso de um dos termos mais ofensivos da língua inglesa

Em 25 de abril de 1972, a Plastic Ono Band, de John Lennon e Yoko Ono, lançou o single “Woman is the N****r of the World”. A canção faz parte do álbum “Some Time in New York City”, que reúne registros ao vivo e em estúdio.

Obviamente, o título causou muita controvérsia à época. O termo “n****r” é um dos mais ofensivos da língua inglesa. A palavra é um insulto direcionado a pessoas de cor da pele preta e nos dias de hoje é suficiente para colocar um racista na cadeia, transformando o mundo em um lugar melhor.

- Advertisement -

A Billboard classificou a gravação como “a mais polêmica do ano”. DJs de rádio, seja por medo de represálias ou discordâncias com a expressão, boicotaram a execução. Uma matéria do Los Angeles Times à época indicava que apenas duas de 300 estações que receberam o promo o colocaram na programação.

Leia também:  Por que Michael Denner está fora do Mercyful Fate, segundo Hank Shermann

Obviamente, John Lennon se valeu de seu instinto provocador para levantar uma discussão. Em entrevista ao LA Times (via Ultimate Classic Rock), o Beatle declarou que estava tentando fazer um manifesto pró-feminismo, declarando que as mulheres eram realmente os membros mais explorados da sociedade.

“Concordo que muitas pessoas são escravizadas no mundo. Mas cada homem tem seu próprio escravo em casa e geralmente é a esposa.”

Vale citar que a ideia para o título veio de Yoko Ono, que cunhou a frase durante entrevista de 1969 à revista Nova. Ouça a faixa a seguir.

Leia também:  O guitarrista da África elogiado por Kirk Hammett (Metallica)

John Lennon, Yoko Ono e “Woman is the N****r of the World”

“Woman is the N****r of the World” chegou ao 57º lugar no Billboard Hot 100. Foi a pior colocação de um single de Lennon na parada americana enquanto ainda vivo. Por outro lado, John e Yoko foram homenageados pela organização feminista National Organization for Women (NOW), que exaltou o conteúdo da música.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo John Lennon defendia a polêmica música “Woman is the N****r of...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades