Falecido no último domingo (5), Alec John Such foi o baixista original do Bon Jovi, mas já não integrava a banda desde 1994. Causando a primeira mudança de formação do grupo, sua saída fez a vaga ser preenchida por Hugh McDonald – que só passou a ser citado como integrante oficial em 2016, embora tenha gravado e tocado no projeto por todo este tempo.
Embora não tenha sido discutida amplamente na época em que ocorreu, a debandada de Such parece não ter sido fruto de um grande desentendimento – o que surpreende, visto que ele deixou a formação em um dos períodos de maior popularidade do grupo, muito em virtude do hit “Always”. Em rara entrevista concedida após 1994, quando também se afastou da vida pública, o baixista topou falar sobre o assunto.
Conforme dito ao The Asbury Park Press (via The Mirror), Alec destacou ter deixado o Bon Jovi por estar cansado do ritmo intenso de gravações e turnês. Sua idade colaborou para isso: ele era praticamente 10 anos mais velho do que os outros integrantes do Bon Jovi e já estava na casa dos 40 quando tomou a decisão.
“A gravadora costumava mentir sobre a minha idade. Eu tinha 31 quando entrei. Eu era uns bons 10 anos mais velho do que o resto da banda. Minha irmã chegou a ficar realmente brava porque os jornais a descreviam como minha irmã mais velha, mas ela era mais nova.
Quando eu tinha 43, comecei a me cansar. Parecia um trabalho e eu não queria trabalhar. A razão pela qual eu entrei em uma banda, no começo, era porque eu não queria trabalhar.”
A exata data de nascimento de Alec John Such segue sem confirmação, mas ao informar sobre a morte do baixista, o Bon Jovi disse em nota oficial que o músico nasceu em 1951. Fontes indicam que ele veio ao mundo em 14 de novembro do ano em questão. Ou seja: ao que tudo indica, ele faleceu com 70 anos.
Para se ter ideia da diferença, o vocalista Jon Bon Jovi e o tecladista David Bryan têm 60 anos atualmente. O guitarrista original, Richie Sambora, chegará aos 62 em julho. O mais próximo da idade do saudoso baixista é o baterista Tico Torres, que completará seu 69º aniversário em outubro.
A “culpa” de Jon Bon Jovi
Anos atrás, também em rara ocasião, Jon Bon Jovi falou sobre a saída de Alec John Such. Ao discutir as razões, o vocalista culpou mais a si próprio do que a idade do baixista: ele se descreveu como “workaholic” e contou que Such, exausto, já planejava sair há algum tempo.
“Claro que machuca (a saída). Mas aprendi a aceitar e respeitar isso. O fato de que sou um workaholic – entrando em estúdio, saindo do estúdio, entrando no palco, saindo do palco, querendo lidar com música dia e noite – não significa que todo mundo tem que se ajustar a esse ritmo. Alec queria sair há algum tempo, então não foi uma completa surpresa.”
Sobre Alec John Such
Nascido em 1951, Alec John Such tocou com bandas como o Phantom’s Opera, junto a Tico Torres, e Message, ao lado de Richie Sambora, antes de se juntar ao Bon Jovi em 1983. Foi creditado como tendo tocado nos cinco primeiros álbuns do grupo – de “Bon Jovi” (1984) até “Keep the Faith” (1992) -, além das faixas inéditas da coletânea “Cross Road” (1994).
Declarações tanto de Hugh McDonald quanto de Richie Sambora apontam que, na verdade, Alec não chegou a gravar a maior parte dos discos pelos quais foi creditado. McDonald garante ter sido o responsável por tocar em todos os trabalhos da banda com exceção de “7800° Fahrenheit” (1985). Sambora, por sua vez, disse ao podcast de Mitch Lafon que Such “demorava um pouco mais para trazer uma parte de baixo ou algo do tipo, enquanto a banda seguia bem rapidamente”.
O baixista se desligou da vida pública ao deixar o Bon Jovi em 1994. Depois disso, participou de dois shows da banda, em 2001 e 2018 – nesta última ocasião, durante o evento de indução do grupo ao Rock and Roll Hall of Fame.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
DESCANSE EM PAZ ALEC,FEZ PARTE DE UMA DAS GRANDES BANDAS DE TODOS OS TEMPOS!!!