A ideia de algum membro do Metallica dedicar esforços a algum projeto fora da banda já chegou a ser considerada um insulto por James Hetfield e Lars Ulrich em outras épocas. Chegou ao ponto de o baixista Jason Newsted ter sido demitido sem maiores cerimônias no início do século, após dar início ao Echobrain – que nem durou, no fim das contas.
Porém, os tempos mudaram. Quem garante é o guitarrista Kirk Hammett, em entrevista à Rolling Stone. E ele mesmo acaba sendo o exemplo disso, já que está lançando seu primeiro EP solo, “Portals”. Projeto que, de acordo com o próprio, teve total apoio dos patrões.
“Fiquei chocado ao receber as bênçãos deles, mas também entendo que hoje estamos mais velhos, sábios e maduros para assimilar algo do tipo. É simplesmente errado negar a alguém a oportunidade de se expressar criativamente.
Além disso, hoje somos um pouco mais conscientes de nossa própria mortalidade e de quanto tempo mais temos como artistas, músicos e membros de uma banda funcional. Então, há outras coisas que são mais importantes a considerar, como longevidade, saúde mental e a energia criativa do grupo.”
Além disso, Hammett ressalta que o trabalho solo não o fará pensar em deixar a banda, especialmente a essa altura da vida.
“O Metallica é minha casa, os caras sabem que não irei a lugar nenhum. Seria até mesmo improdutivo após tanto tempo. As pessoas sempre me enxergariam como integrante da banda de qualquer modo.”
Kirk Hammett e “Portals”
Trabalho instrumental de quatro faixas, “Portals” apresenta influências de música clássica, além de trilhas sonoras de filmes de terror e spaghetti western. Greg Fidelman gravou o baixo, enquanto a bateria ficou a cargo de Jon Theodore e Abe Laboriel Jr. (Paul McCartney).
O produtor Bob Rock e o arranjador Blake Neely também se envolveram com as gravações. Duas composições foram feitas em parceria com Edwin Outwater, que trabalhou com o Metallica em “S&M2”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Medo de perder o guitarrista…o metallica chegou a um ponto em que não dá mais para ter mudança de elenco!!!! valeu!!!!