Sem alarde nem anúncio oficial, o Spotify removeu 70 episódios do podcast The Joe Rogan Experience da plataforma. De acordo com o site da revista Rolling Stone, a ação ocorreu na última sexta-feira (4).
Foram excluídos não só registros que contavam com desinformações relacionadas à pandemia, como também alguns onde expressões racistas foram proferidas. Entre os episódios retirados está um com participação do vocalista do Tool, Maynard James Keenan.
Procurados pela reportagem da Rolling Stone, os responsáveis pelo Spotify não se manifestaram sobre a remoção em massa.
Críticas ao Spotify
A plataforma de streaming vem sendo bombardeado nas últimas semanas por artistas que retiraram suas músicas do aplicativo. Motivados por Neil Young, eles criticam a permissividade da empresa para com conteúdos que disseminam mentiras, além de citar o histórico de declarações racistas, sexistas e xenófobas de Rogan, cujo podcast é exclusivo da plataforma, que desembolsou US$ 100 milhões pelos direitos.
No fim do ano passado, 270 médicos, cientistas e especialistas na área da saúde assinaram carta aberta pedindo que o The Joe Rogan Experience fosse excluído das playlists devido às “teorias da conspiração infundadas” do apresentador e “o histórico de transmissão de desinformação”.
O que dizem CEO da plataforma e Joe Rogan
Fundador da plataforma, o CEO Daniel Ek prometeu intensificar o combate às fake news, além de implantar avisos sobre os conteúdos veiculados.
Em declaração nas redes sociais, Joe Rogan prometeu tomar mais cuidado com o que apresentará na produção.
“Na maior parte das vezes não sei o que vamos conversar até o programa iniciar. Farei o melhor para equilibrar a situação no futuro, além de pesquisar mais sobre os assuntos em pauta. Obrigado ao Spotify e sinto muito que tudo isso tenha acontecido.”