O vocalista Mark Lanegan, famoso pelos trabalhos com Screaming Trees e Queens of the Stone Age, entre outros, morreu aos 57 anos. A informação foi confirmada por sua assessoria, em publicação nas redes sociais.
“Nosso querido amigo Mark Lanegan faleceu esta manhã em sua casa em Killarney, na Irlanda. Um cantor, compositor, autor e músico amado, ele tinha 57 anos e deixa sua esposa Shelley. Nenhuma outra informação está disponível no momento. Pedimos por favor para que respeite a privacidade da família.”
Embora a causa do óbito não tenha sido divulgada, sabe-se que Lanegan sofreu com diversos problemas de saúde causados pela Covid-19. Ele entrou e saiu do coma e teve sua audição e locomoção comprometidas enquanto sofria com a doença.
O livro biográfico “Devil in a Coma”, lançado em dezembro último pela editora britânica White Rabbit, oferece detalhes sobre a batalha do artista. A sinopse da obra descreve:
“Em uma manhã extremamente brilhante na Irlanda em março de 2021, Mark Lanegan acordou e foi até a cozinha para se servir de uma xícara de café. Tendo ficado completamente surdo durante a doença que lentamente devorou seu corpo, ele se viu com as costelas quebradas, incapaz de respirar. Seu corpo, sobrecarregado com uma dose gigantesca de Covid-19, foi rapidamente levado para o Hospital Kerry com pouco esperança de sobrevivência.
Entrando e saindo do coma, a mente e o corpo de Lanegan ficaram oscilando entre a vida e a morte, incapazes de funcionar por vários meses. À medida que sua situação se tornou mais insuportável no decorrer da mais sombria das fontes, ele foi atacado por pesadelos, visões e arrependimentos sobre uma vida vivida à beira do caos e da desordem. Mark foi levado a considerar sua situação e como, em sua sexta década, sua batalha contra a mortalidade o levou a este encontro banal final com uma doença que já afetou milhões, enquanto ele aparentemente tem enganado a morte por toda a sua existência.”
Sobre Mark Lanegan
Nascido em Ellensburg, Washington, Estados Unidos, no dia 25 de novembro de 1964, Mark Willian Lanegan foi um dos artistas mais produtivos do movimento grunge. Conquistou fama com o Screaming Trees, banda que esteve na ativa entre 1985 e 2000, e integrou o Queens of the Stone Age de 2001 a 2005, participando do famoso álbum “Songs for the Deaf” (2002).
Outras de suas colaborações incluem trabalhos com Kurt Cobain (nunca lançados), Mad Season, The Gutter Twins, Isobol Campbell, Duke Garwood, Melissa Auf der Maur, Moby, Manic Street Preachers, entre vários outros. Também produziu em carreira solo desde a década de 1990. Seu último álbum, “Straight Songs of Sorrow”, saiu em 2020.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Olá, gostaria de saber mais sobre o Lanegan (pais, irmãos…) mas não encontro …
O trabalho dele é incrível desde o Screaming Trees, a sua voz é absurdamente encantadora!