Coyote Shivers e Pleasant Gehman, dois artistas de Los Angeles, transformaram o túmulo de Dee Dee Ramone em um santuário informal para animais. O principal destaque vai para Johnny, Joey, Dee Dee, Tommy e Sheena, cinco patos criados pelo casal que têm a rotina documentada no perfil Ramones Ducks no Instagram.
Shivers contou à Rolling Stone que a história começou nos primeiros meses da pandemia.
“Tudo estava fechado, até as praias e parques. Então íamos ao cemitério para fugir da negatividade e sentir um pouco de ar e beleza, além de cuidar de parte da vida selvagem urbana que vive lá: patos, gansos, gatos selvagens, esquilos, pombas, cisnes, etc. Tornou-se uma alegria, parecia puro e muito divertido. Quando as coisas se abriram, as pessoas começaram a notar o que estávamos fazendo.”
O grande destaque para os patos veio após os dois terem os treinado para ir até a sepultura do baixista.
“Começamos a chamá-los de Ramones Ducks porque são todos negros (como as jaquetas de couro), andam juntos como uma gangue e correm até Dee Dee todos os dias.”
Chamado ao som de Duckskrieg Bop
Coyote Shivers destaca que os patos são alimentados todos os dias atendendo o chamado de um sino que é essencialmente uma nova versão para “Blitzkrieg Bop” chamada “Duckskrieg Bop”. Ela traz patos entoando o tradicional refrão da música.
“Funciona como a música do caminhão de sorvete no verão. As crianças vêm correndo quando ouvem.”
Logo, mais e mais animais se juntaram à festa, como mostra o Instagram repleto de bichos, incluindo pavões, esquilos, gatos, pelicanos, gansos e, claro, os patos titulares.
“Na última primavera, começamos a notar que as novas mães estavam trazendo seus patinhos de alguns dias de idade e ensinando-lhes: ‘Quando você ouvir esta música, suba a colina até aqui’. É uma geração que continua crescendo e, aos poucos, o mesmo acontece com os espectadores.”
Efeito positivo
O efeito das redes sociais faz com que Shivers e Gehman tenham até mesmo conseguido doações de alimentos para os animais.
“Todo mundo adora os Ramones Ducks. Eles trazem nada além de sorrisos. Crianças e velhos punks realmente adoram. É divertido para todos e também ensina os pequenos a amar, respeitar e cuidar dos animais. Além disso, molda seus gostos musicais, lhes ensinando que os Ramones são a melhor banda do planeta.”
Morte de Dee Dee Ramone
Douglas Colvin, o Dee Dee Ramone, morreu de overdose de drogas em 2002 aos 49 anos. Foi o segundo membro da formação original da banda a falecer, um ano após Joey. Johnny se foi em 2004 e Tommy em 2014. Dee Dee está enterrado no cemitério Hollywood Forever, nos Estados Unidos.