Emmett Chapman, músico que inventou o Chapman Stick, morre aos 85 anos

Instrumento criado pelo americano tornou-se bastante utilizado entre bandas de jazz fusion e rock progressivo

Em comunicado oficial, a Stick Enterprises confirmou o falecimento de seu fundador, Emmett Chapman. O músico e inventor americano, conhecido pela criação do Chapman Stick, tinha 85 anos e enfrentava um câncer. O funeral acontece no próximo dia 12 de novembro e a empresa permanecerá fechada até o dia 15.

Emmett Chapman começou sua carreira musical no final dos anos 1960 como guitarrista, apresentando-se ao lado de nomes como Barney Kessel e Tim Buckley antes de se tornar líder de banda.

- Advertisement -

Pioneiro do método de batidas com as duas mãos livres no braço do instrumento, o artista desenvolveu um violão de nove cordas personalizado, dedicado a acomodar adequadamente a maneira de tocar. Nascia, assim, o Chapman Stick.

Chapman Stick

Para promovê-lo, viajou extensivamente ao longo da década de 1970 e lançou um álbum, “Parallel Galaxy”, em 1985 para mostrar as capacidades do aparato.

Leia também:  Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba

O Chapman Stick encontrou uma base de fãs particularmente dedicada em músicos nos círculos do jazz fusion e rock progressivo, incluindo figuras como Tony Levin (King Crimson, Peter Gabriel), John Myung (Dream Theater), Alphonso Johnson (Weather Report) e Mike Oldfield. Atualmente, há versões de 8, 10 e 12 cordas disponíveis no mercado.

Chapman Stick brasileiro?

Curiosamente, uma versão brasileira do Stick já existia antes de Emmett registrar a criação, de acordo com artigo da Wikipedia em português:

“Embora este instrumento seja bastante peculiar, é importante lembrar que na década de 40, no Brasil, os músicos Dodô e Osmar, inventaram um instrumento semelhante que chamaram de ‘Pau elétrico’. Em dimensões menores, o Pau Elétrico de Dodô e Osmar é uma mistura de banjo e cavaquinho com corpo maciço e captação elétrica que posteriormente viria a ser conhecido por ‘Guitarra Baiana’. Apesar das diferenças em suas dimensões, números de cordas e afinação, o sistema é praticamente o mesmo, só que inventado 30 anos antes pelos brasileiros.”

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEmmett Chapman, músico que inventou o Chapman Stick, morre aos 85 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades