O Kiss pretendia terminar sua turnê de despedida “End of the Road” no dia 17 de julho de 2021, com um show em Nova York. Porém, a pandemia fez com que a agenda da banda se modificasse, de acordo com Paul Stanley.
Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, o vocalista e guitarrista falou sobre as previsões para o último show do Kiss. Agora, a performance final da banda deve ocorrer no início de 2023.
“Acredito que no início de 2023 tudo estará terminado”
O local da derradeira apresentação deve ser o mesmo anunciado anteriormente, por um motivo básico.
“Nova York é onde tudo começou. Foi onde montamos a banda e passamos a tocar em festas de sótão e clubes para cerca de dez pessoas. Encerrar tudo na cidade é como se fechássemos um ciclo.”
A aposentadoria real do Kiss
Ainda durante a entrevista, Paul Stanley voltou a deixar claro que desta vez a situação do Kiss atualmente é diferente em comparação a 2000. Na ocasião, a banda anunciou uma turnê de despedida, “Farewell Tour”, mas repensou os planos e continuou, mas sem o baterista Peter Criss e o guitarrista Ace Frehley.
“Fisicamente está cada vez mais difícil. Recentemente tocamos em Austin, Texas. Era um show ao ar livre, com 100% de umidade relativa do ar. Corríamos pelo palco com guitarras e vestuários que pesam 13 quilos. Chega a um ponto em que isso se torna cada vez mais desafiador. Só quero seguir enquanto ainda puder fazer tudo com um sorriso no rosto.”
Outro fator que pesa é que, ao contrário da excursão anterior, quando a formação original se esfacelava em público, desta vez o clima é de total sincronia entre os músicos. Além de Stanley, o Kiss conta com Gene Simmons no vocal e baixo, Eric Singer na bateria e Tommy Thayer na guitarra.
“Não tem mais nada a ver com personalidades que se chocam, tensões internas ou diferentes opiniões. É uma questão puramente prática. Ninguém vence o tempo. Não vamos mudar de ideia desta vez.”
O Kiss segue em turnê pelos Estados Unidos e, se nada mudar, deve passar pelo Brasil entre abril e maio do ano que vem. Os shows acontecem em Porto Alegre (26/04, Arena do Grêmio); Curitiba (28/04, Pedreira Paulo Leminski); São Paulo (30/04, Allianz Parque) e Ribeirão Preto (01/05, Arena Eurobike).