Edu Falaschi acaba de disponibilizar um documentário com o making of de seu primeiro álbum solo, “Vera Cruz”, lançado em 2021 pela MS Metal Records.
Gravado e editado por Alex Curi, o vídeo conta com depoimentos de Falaschi e de todos os músicos que gravaram o álbum: Aquiles Priester (bateria), Fábio Laguna (teclados), Roberto Barros e Diogo Mafra (guitarras) e Raphael Dafras (baixo). Há, ainda, cenas das gravações, participações especiais e produtores que trabalharam no disco.
Confira o making of no vídeo a seguir.
Edu Falaschi – making of de “Vera Cruz”
Ambientado entre Brasil e Portugal nos tempos do descobrimento da Ilha de Vera Cruz, o álbum tem um conceito em suas letras criado pelo vocalista e desenvolvido por Fábio Caldeira (Maestrick). As orquestrações foram criadas por Pablo Greg. A arte foi idealizada pelo designer digital Carlos Fides.
Em comunicado, Falaschi falou um pouco sobre o conceito, que envolve uma ordem secreta que teve origem 300 anos antes da chegada dos portugueses. A história, segundo o vocalista, é uma homenagem às suas raízes, enquanto artista brasileiro, tentando trazer a temática medieval para cá.
“Eu pensei em jogar que o descendente (da ordem secreta) nasceria em 1500, que é o momento de descoberta do Brasil, ou invasão, e que ele seria o descendente 300 anos depois. E aí ele se junta a Pedro Álvares Cabral e vem pra cá no navio Frol De La Mar, que inclusive é uma das faixas do álbum. A partir dali se desenvolve o drama.”
“Vera Cruz” foi mixado e masterizado pelo produtor Dennis Ward (Angra, Helloween, Pink Cream 69, Unisonic). O trabalho teve início às gravações em novembro de 2020 no Rio de Janeiro e foi produzido por Edu Falaschi e Roberto Barros e co-produzido por Thiago Bianchi no estúdio Fusão.
Entre as participações especiais, “Vera Cruz” conta com a cantora Elba Ramalho participando na faixa “Rainha do Luar” e Max Cavalera (Soulfly/Cavalera Conspiracy/Killer Be Killed/Go Ahead and Die) na música “Face of the Storm”.